carregando...

SBP capacitará médicos do Pará em nutrologia pediátrica

SBP em Ação 23/09/2016
canp-pa2016
Turma formada no CANP 2016, em Ji-paraná (RO) / Foto: Virgínia Weffort (arquivo pessoal)

 

Médicos do estado do Pará poderão participar, no próximo fim de semana (23 e 24), do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A capacitação, que visa discutir casos clínicos e orientar os pediatras sobre diversos aspectos da nutrição, acontecerá na cidade de Santarém.  

Dentre os assuntos contemplados no programa, que anualmente incorpora novas descobertas da área, estão a avaliação da condição nutricional; aleitamento materno; alimentação complementar; obesidade e síndrome metabólica; e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo. Os participantes também recebem instruções sobre a alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente; alergia ao leite de vaca; desnutrição energético-protéica; e deficiência de micronutrientes. 

Para as próximas edições do CANP, a coordenadora dra. Virgínia Weffort diz que haverá muitas novidades. “Para 2017, as aulas foram atualizadas e estamos organizando o CANP 2, que já está com os módulos e textos montados e tem previsão de início em março”, destacou. Segundo ela, o curso avançado será destinado aos que já realizaram o primeiro (Nutrição básica) e abordará a situação de crianças com doenças relacionadas. 

“Serão tratados temas como a anemia ferropriva, alergia alimentar, dificuldades alimentares, dislipidemia, doença celíaca, doenças crônicas: hepatopatias, renal, cardiopata, intolerância à lactose, nutrição do neuropata, nutrição do prematuro, síndrome metabólica e discussão de casos de alergia, SM, neuropata e dificuldade alimentar”, enumerou a coordenadora. 

RETROSPECTIVA – Desde 2011, o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica da SBP já treinou mais de dois mil pediatras em quase 50 cidades de todas as regiões do País. Os interessados em receber o treinamento em sua cidade devem fazer o pedido à filiada da SBP no respectivo estado, às quais repassarão o pedido à Sociedade Brasileira. 

Só em 2016, quase 400 pediatras participaram de uma das 13 edições realizadas. Neste ano, os cursos ocorreram em Uberaba (MG), Belém (PA), Ji-paraná (RO), Maceió (AL), Macapá (AP), Joinville (SC), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Brasília (DF) e Montes Claros (MG), e duas edições em Porto Alegre (RS). Até o final do ano, outras seis edições acontecerão nas cidades de Belém (PA), Salvador (BA), São Luís (MA), Ribeirão Preto (SP), Altamira (PA) e Manaus (AM). 

SERVIÇO 

Mais informações sobre o treinamento em Santarém (PA) podem ser obtidas pelo telefone (91) 3249-9111 ou e-mail atendimento.sopape@ gmail.com 

Clique aqui para ver a agenda de cursos completa.