carregando...

SBP inaugura canal virtual para estimular debate sobre artes, humanidades e pediatria

02/12/2016

Artes-4-humanidades1

Já está disponível para os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) um novo espaço virtual e colaborativo que pretende estimular discussões e o gosto por tópicos que aguçam a curiosidade e alargam a visão do mundo.

A página “Artes, Humanidades e Pediatria” apresentará para leitura e download textos sobre comportamento, sociologia, história, antropologia, arte, filosofia, educação, linguística, espiritualidade e bioética, entre outras áreas do conhecimento.

PARA ACESSAR A PÁGINA, CLIQUE AQUI!

“Certamente, as reflexões, produzidas por autores das mais diversas especialidades, servirão de inspiração para os pediatras. A análise dos temas propostos abre mentes e corações para que, de forma individual e coletiva, se aperfeiçoem comportamentos e atitudes”, afirmou a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, ao apresentar o novo canal.

De acordo com ela, os resultados positivos, decorrentes da iniciativa, insurgirão no cotidiano dos profissionais e em seus relacionamentos com a família, com os amigos e com a própria profissão. “Os pacientes e suas famílias também se beneficiarão pelas mudanças surgidas, ao ganharem a atenção de pediatras melhor preparados e mais sensíveis”, destacou.

SENSIBILIDADE - Ao implementar esse canal, a SBP espera contribuir para o aperfeiçoamento da categoria. Segundo dra Luciana Rodrigues Silva, “o Brasil precisa de pediatras cada vez mais qualificados e de sensibilidade aguçada, capazes de entender o que não se traduz em palavras, um talento que se desenvolve a partir do contato com as abordagens ligadas às humanidades e à espiritualidade”.

Mas o “Artes, Humanidades e Pediatria” tem outra pretensão, além de promover a reflexão. Esse novo canal espera revelar talentos ocultos ou pouco conhecidos, apresentar ao mundo a produção de pediatras que cuidam com dedicação de crianças e adolescentes e ainda fazem literatura, poesia música e pintura.

Para tanto, os pediatras interessados devem encaminhar seus trabalhos, em formato digital, para o endereço eletrônico sbphp@sbp.com.br. A intenção é fazer com que essas reflexões também alimentem a página e gerem os debates que estimulem uma visão humanística sobre o exercício da medicina.