carregando...

Transformações da sociedade e seu impacto na infância e juventude serão analisadas no 19º Fórum da ABP

11/01/2017

forum-capa

Nos dias 16 e 17 de março, a cidade de Salvador (BA) será o palco de relevantes debates sobre temas relacionados ao trabalho do pediatra e ao contexto social de crianças e adolescentes nos dias atuais. Nesse período, acontecerá, no Bahia Othon Palace Hotel, o 19° Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). O objetivo central do encontro é promover a discussão entre profissionais e estudiosos sobre questões de amplo interesse da sociedade, com ênfase em mudanças recentes.

Incricao-forum-bot

O segmento da população atendido pelos pediatras está no foco das conferências e mesas organizadas, com a participação de especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Essa característica do evento permite a inclusão de diferentes percepções e conteúdos, produzindo uma análise ampla das temáticas propostas. Entre os convidados, estão antropólogos, assistentes sociais, professores e psicólogos, que, em conjunto, também buscam soluções para promover o bem-estar físico e mental de crianças e adolescentes. O 19º Fórum é um evento gratuito e direcionado à comunidade. 

GERAÇÕES - Na programação do 19º Fórum da ABP constam abordagens que cada vez mais têm conquistado a atenção dos brasileiros e representam desafios para as próximas gerações. Da relação, fazem parte: “O futuro das crianças com microcefalia”, “Cyberbullying: como lidar e evitar”, “Tráfico de menores e adoção ilegal” e “Políticas federais para doenças raras no Brasil”. Uma das presenças mais aguardadas é da historiadora e escritora Mary Del Priore, que, no dia 17, apresenta a conferência “História da criança e do adolescente: do Brasil Colônia aos dias atuais”.

programa-forum-bot

Além das tradicionais palestras e mesas redondas, também no dia 17, o Fórum organiza a “Roda de conversa Nubia Mendonça”, atividade paralela sobre “Adolescência, anticoncepcional e DSTs”, ministrada pelas dras. Isabel Carmen e Márcia Messias. A iniciativa é uma reverência à pediatra Nubia Mendonça, amplamente reconhecida por sua intensa atuação na luta contra o câncer infantil. 

“Esperamos cerca de 500 pessoas, em especial, pais e demais familiares que tenham interesse em discutir os rumos do País. Pois, acredito que em grande medida isso dependa de uma infância feliz e bem cuidada”, salienta o dr. José Martins Filho, presidente da ABP, que estende a todos os médicos e à sociedade o convite para participação nas atividades. 

Todos também esperam ansiosos a especial conferência do psiquiatra Prof Antonio Nery sobre Consultório de Rua “Porque e para que?”

HOMENAGEADO – Nesta edição, o Fórum presta homenagem ao renomado pediatra baiano Nélson Barros, primeiro presidente da ABP e primeiro presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (SOBAPE). Por diversas vezes, o especialista integrou os Departamentos Científicos (DCs) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e, durante anos, atuou como professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu legado será coroado na abertura do evento, com a entrega do 4° Prêmio Professor Nelson Barros, que prestigia os melhores trabalhos científicos de estudantes de medicina e residentes de pediatria. 

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, acompanha de perto os preparativos para o 19ª Fórum e está confiante no êxito do evento. Para ela, será uma grande oportunidade de conhecer opiniões, confrontar dados e avançar na formulação de propostas de políticas públicas que qualifiquem o exercício da medicina, valorizem os pediatras e estejam atentas às necessidades dos pacientes. “Esse é um dos compromissos da atual gestão para o qual temos dedicado nosso tempo e esforços. Estamos convictos de que os resultados beneficiarão ao conjunto da sociedade”, afirmou.