carregando...

Espaço Preceptor

Espaço Preceptor” é o link disponibilizado no site da SBP para que sejam divulgadas as experiências e opiniões dos Preceptores de Pediatria de todo o país.

Como sabemos um grande número de Preceptores de Pediatria não tiveram ao longo de suas carreiras, por diversos motivos, um espaço mais aberto para a divulgação de seu trabalho e sua experiência. Os preceptores são profissionais que se dedicam à formação de novos Pediatras tendo como única remuneração o compromisso e o prazer de ensinar, multiplicar e expandir o conhecimento acumulado, além de participar da inerente construção de conhecimento novo por meio da atuação conjunta com os Residentes.

O “Espaço Preceptor” permitirá a troca de informações e um processo de construção, através da SBP, de propostas de aprimoramento e de unificação de todos os programas de Residência em Pediatria – na medida do possível, diante da diversidade de situações e realidades.

O encaminhamento das opiniões / sugestões poderá ser feito espontaneamente, dirigindo um e-mail para o “Espaço Preceptor” ou em resposta a um determinado tema proposto pela equipe da SBP. Todos os e-mails serão lidos, discutidos e respondidos. Publicaremos mensalmente alguns dos textos enviados pelos preceptores.

Esperamos, desta forma, colaborar para uma aproximação dos colegas Preceptores distribuídos nos diferentes centros, estimulando a troca de experiências, discussões e propostas para transformações nos programas de Residência.

Nossa atenção estará sempre voltada para uma Pediatria de qualidade, construída com a participação de todos os pediatras, visando garantir uma assistência com o padrão que desejamos para todas as nossas crianças.

Sugerimos para a primeira discussão o tema ”Avaliação do Residente” e como tema subsequente “A estrutura da Residência em Pediatria no meu Serviço”. Para a construção deste debate os Preceptores devem incluir nos seus relatos informações tais como: características gerais do Hospital (Hospital Geral/Hospital Pediátrico/ Hospital de Emergência /Instituto), número de leitos de pediatria, número de Residentes de pediatria, numero de preceptores, rodízios obrigatórios realizados, outros rodízios realizados, atividades didáticas, dificuldades vividas, necessidades, propostas e sugestões para mudanças identificadas como necessárias.

Como escreveu Eduardo Galeano,
“Vamos, também, falar sobre a utopia que carregamos da nossa profissão. De como ela está no horizonte. De como nos aproximamos dois passos e ela se afasta dois passos. Caminhamos dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que caminhemos, jamais a alcançaremos. Então para que serve a tal utopia? Serve para isso.
Para caminharmos!”.

Aguardamos sua participação.

Um grande abraço,
Dr. Gil Simões Batista

Endereço eletrônico para contato: titulos@sbp.com.br

Apresentação do Currículo Pediátrico Global. Clique aqui

 

Novo currículo – SBP Responde: dúvidas dos preceptores. Clique aqui
Novo currículo – SBP Responde: dúvidas dos residentes. Clique aqui

 Avaliações de residentes

Avaliação de aprendizado na Residência em Neonatologia da UNIFESP

Avaliação do residente do Programa de Pediatria do Hospital Infantil Luicidio Portella / Universidade Federal do Piauí

Curso de Formação Pedagógica em Preceptoria Nutes-FRJ/HFSE/UFF/INCA

TCC: Projeto de Intervenção