Página 05 - Reportagem / Entrevista


Fórum define planejamento estratégico

Pediatras repudiam a terceirização, a privatização dos hospitais e o managed care

A defesa da saúde pública de qualidade e o compromisso dos pediatras com o bem-estar de crianças e adolescentes. Assim o dr. Lincoln Freire, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria define, em linhas gerais, o centro das preocupações do I Fórum de Defesa Profissional da SBP, realizado em março, no Rio de Janeiro. Segundo a dra. Eliane de Souza, diretora de Defesa Profissional da entidade, os médicos se posicionaram contra a terceirização e a privatização de hospitais e o modelo de managed care que as empresas e seguros de saúde tentam importar dos Estados Unidos. Para o dr. Arnaldo Pineschi, que preside o Departamento de Defesa Profissional, foi muito importante ter sido realizado o primeiro planejamento estratégico da SBP para a área, que contou com a colaboração de professores da Universidade de Campinas especializados no assunto. "Isto sem falar do próprio fato do debate ter sido realizado com representantes de quase todos os estados do país", completa o dr. Arnaldo.

A SBP deve estimular a formação de Comissões Estaduais de Defesa do Médico em todo o país, assim como se posicionar publicamente a favor dos colegas injustamente denunciados

Entre as resoluções do Fórum, está o reconhecimento das cooperativas e centrais de convênios como forma de organização do trabalho profissional. A SBP vai recomendar às filiadas o apoio à formação de cooperativas de pediatras, constituídas por sócios e com forte vínculo com a entidade. Dra. Eliane assinala que "estas devem se integrar às centrais de convênio – organismo ligados às Sociedades constituídas e que buscam na união a força para a negociação de valores de consultas".

De acordo com o dr. Arnaldo Pineschi, entre as definições do Fórum, uma das mais importantes foi a de lutar para que seja mudado o enfoque da consulta pediátrica: "trata-se, na verdade, de um atendimento e não apenas de uma consulta. Temos que criar um capítulo na Lista de Procedimentos Médicos (LPM) da Associação Médica Brasileira (AMB), para que, dentro dele, possam ser inseridos todos os procedimentos que fazem parte deste atendimento", explica. Além disso, o objetivo é a revisão das tabelas do SUS e da LPM, para melhorar a remuneração, tanto no setor público, quanto privado.

A formação profissional foi outro tema muito discutido. Os participantes do Fórum enfatizaram a luta contra a proliferação de escolas médicas, assim como a necessidade do acompanhamento dos currrículos das existentes. Em relação ao chamado erro médico – tema de uma das mesas-redondas do encontro – os pediatras decidiram que a SBP deve estimular a formação de Comissões Estaduais de Defesa do Médico em todo o país, assim como se posicionar publicamente a favor dos colegas injustamente denunciados. Como conseqüência bastante concreta do Fórum, a entidade vai encampar e publicar para todo o país o Manual de Orientação aos profissionais elaborado pela Comissão de Minas Gerais

Da reunião de dois dias, fizeram parte também as mesas-redondas sobre a Unimed, a Lista de Procedimentos Médicos da AMB, além do Managed Care e das Cooperativas e Centrais de Convênio. Os pediatras presentes também realizaram discussões em grupo, orientadas pelos professores de Campinas. Ao final, a plenária decidiu a linha de atuação da SBP na área de defesa profissional, o que em si já foi considerada uma importante conquista. Segundo a dra. Eliane de Souza, agora a Diretoria e o Departamento de Defesa Profissional vão se reunir com a presidência da SBP, a fim de definir, dentre as muitas propostas do Fórum, o que será implementado a curto, médio e longo prazos.

O objetivo é a revisão das tabelas do SUS e da LPM

PATROCINADORES




Associados ASSOCIADOS

Acesse sua conta através de seu e-mail e senha.




INÍCIO|INSTITUIÇAO|CONGRESSOS & OUTROS EVENTOS|FALE CONOSCO

   
© Copyright 2010, SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

SBP - Sede
R. Santa Clara, 292 
Rio de Janeiro - RJ 
CEP:22041-012  
Fone: 21-2548-1999
Fax: 21-2547-3567

FSBP
R. Augusta, 1939/53 
Sao Paulo - SP   
CEP:01413-000
Fone: 11-3068-8618 / 8901 /
8675 / 8595
Fax: 3081-6892

SBP - RS
R. Carlos Gomes, 328/305 
Porto Alegre - RS   
CEP:90480-000
Fone: 51-3328-9270 / 9520

SBP - MG
Padre Rolim, 123/301 
Belo Horizonte - MG 
CEP:30130-090
Fone: 31-3241-1128 / 1422

SBP - DF
SRTN 702 Conj. P 2106 a 2108
Brasília - DF
CEP: 70719-900
Fone: 61-3327-4927 / 3326-5926