carregando...

Autoridade mundial em atividade física falará sobre o tema para médicos, em Salvador, a convite da SBP

31/03/2017

Educação Fisica (002)

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), promoverá na próxima quarta-feira (5), em Salvador (BA), a conferência “Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência”, ministrada pelo professor Jorge Mota, doutor em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto, em Portugal, ele é apontado como um dos maiores especialistas mundiais no assunto.

O evento acontece às vésperas do Dia Mundial da Atividade Física, comemorado, em 2017, em 6 de abril. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto principal fator de risco de morte no mundo, sendo que, aproximadamente, 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso.

A conferência abordará temas como qual a idade recomendada para começar a pratica de esportes e como escolher a atividade física adequada, dentre outras questões. A exposição tratará ainda da importância dessas decisões para o crescimento pleno e saudável de crianças e de adolescentes.

CONSCIENTIZAÇÃO - A atividade será coordenada pelo dr. Ricardo do Rêgo Barros, que também responde pelo novo Grupo de Trabalho de Atividade Física da SBP. O público-alvo é composto por pediatras, professores, pais e profissionais que cuidam de crianças e adolescentes. “A conferência visa conscientizar médicos e familiares sobre a importância do esporte para essa faixa etária, mostrando como a atividade física é uma grande alternativa ao uso excessivo de telas de tablets, computadores e smarthphones”, frisa dr. Ricardo.

De acordo com ele, a conferência pretende também ampliar a conscientização dos pais sobre a escolha do esporte pelos filhos. “Não se deve exigir performances ou medalhas dos filhos, mas, sim, o prazer lúdico de se divertir”, observa. Aproveitando o encontro, os membros do Grupo de Trabalho pretendem iniciar, na oportunidade, os debates para a elaboração de guia da SBP com recomendações sobre o tema. O trabalho, que será focado nos pediatras, deve ser lançado em breve.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS – Segundo a dra. Dolores Fernandez Fernandez, presidente da Sobape, a atividade física é uma ação que deve ser praticada por todos, inclusive as crianças, pois serve como fator de prevenção a várias doenças, como a obesidade infantil, por exemplo. “A prática deve ser continuada nas fases adolescente e adulta para que o indivíduo tenha uma vida saudável e plena”, enfatiza.

Dra. Dolores reforça que toda atividade física deve ser acompanhada por um pediatra e um professor de educação física, para que os pacientes tenham acesso aos exercícios adequados, observando sempre as particularidades de cada indivíduo.

Os interessados em assistir à conferência podem se inscrever pelo telefone (71) 3341-6013. A atividade é gratuita e acontecerá no Hotel Mercure, no Rio Vermelho.  As vagas são limitadas em 50 participantes. A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, afirma que a iniciativa é fruto do investimento que a Sociedade Brasileira de Pediatria tem feito na qualificação dos médicos brasileiros. Segundo ela, é uma oportunidade ímpar assistir a palestra do dr. Jorge Mota que, “com certeza, será muito importante para fortalecer as iniciativas da SBP no campo das atividades físicas”.