carregando...

Fiocruz lança jogo digital sobre riscos de intoxicação no ambiente doméstico

Tome Nota 25/01/2017

fiocruz-jogo

Férias! O que é para ser um ótimo momento em família pode se tornar um período de sustos e preocupações. Segundo especialistas, a casa é o local onde as crianças correm mais riscos. Para alertar pais e jovens, o Polo de Jogos e Saúde, do Multimeios/Icict/Fiocruz e o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas – Sinitox/Fiocruz transformaram em algo lúdico a campanha de prevenção contra acidentes por intoxicação: a equipe criou o jogo digital “Quem deixou isso aqui?”. 

O jogo digital vem atraindo a atenção de pais e filhos pela facilidade com que pode ser jogado e as informações que fornece. A ideia é manter a personagem central – Aninha, uma menina de três anos – longe de coisas que podem intoxicá-la como medicamentos, plantas, materiais de limpeza, produtos químicos e até mesmo alimentos e bebidas alcoólicas.

O presidente e o secretário do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), drs. Mário Hirschheimer e Danilo Blank, analisaram o material produzido pela Fiocruz e recomendam a utilização. “O jogo é interessante e bem adequado para que os pediatras indiquem aos pais de seus pacientes”, comenta o dr. Mário Hirschheimer. “O material é muito bom e criativo e a SBP apoia a iniciativa entre os pediatras”, complementa o dr. Danilo Blank.

PROBLEMÁTICA – Segundo dados do Sinitox, as mais atingidas são as crianças entre 1 e 4 anos. Entre 2010 e 2015, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), do Ministério da Saúde, apontam que, nesse período e nessa faixa-etária, 29.169 crianças se acidentaram por intoxicações em todo o país. O motivo disso é o grande tempo que as crianças passam no ambiente doméstico, os inúmeros produtos tóxicos disponíveis e armazenados de forma incorreta, as embalagens inseguras dos produtos e a pouca informação que pais e responsáveis têm sobre as formas de prevenção de acidente. 

Para ler a matéria completa sobre o jogo digital e jogar “Quem deixou isso aqui?”, clique aqui.