carregando...

Últimos dias para inscrição de projetos em edital de desenvolvimento infantil

Tome Nota 07/01/2015

Candidatos com pesquisas inovadoras na área da primeira infância têm até 13 de janeiro para concorrer a financiamento de até 10 milhões de reais

Está terminando o prazo para o envio de propostas ao programa Grandes Desafios Brasil: Desenvolvimento Saudável para Todas as Crianças. Lançada pela Fundação Bill & Melinda Gates, o Ministério da Saúde e o CNPq em novembro, a iniciativa oferece 10 milhões de reais para estudos brasileiros capazes de detectar obstáculos ao desenvolvimento infantil e propor uma combinação de medidas inovadoras para solucioná-los.

O objetivo é identificar que pacotes de intervenções devem ser oferecidos à criança – e em que momento da vida – para reduzir fatores de risco que podem limitar seu desenvolvimento saudável. Pesquisas apontam que os primeiros 1000 dias de um ser humano são cruciais para garantir uma vida adulta produtiva.

A iniciativa está aberta a pesquisadores, inovadores e empreendedores brasileiros, mas parcerias internacionais são bem-vindas. Os candidatos devem submeter uma carta de interesse de quatro páginas explicando o projeto em inglês e em português por meio do site do CNPq até 13 de Janeiro de 2015.

Há duas categorias de financiamento: até R$500.000 para dois anos de pesquisa e R$4 milhões de reais para quatro anos. A descrição completa do edital em português está disponível aqui.
A Fundação Bill & Melinda Gates lançou outras duas chamadas globais do Grand Challenges que também estão abertas para inovadores brasileiros:

Mulheres e Garotas no Centro do Desenvolvimento
Novas Intervenções em Saúde Global

Os interessados têm até 13 de janeiro para enviar projetos pelo site do programa Grand Challenges, da Fundação Gates.