Acontece: confira as atividades das filiadas


Anualmente, o Ministério da Saúde, a SBP e suas filiadas nos estados realizam ações de proteção, promoção e incentivo ao aleitamento materno no Brasil. No dia 4 de agosto, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, participou do evento oficial da 25ª Semana Mundial da Amamentação, promovido pelo Ministério da Saúde, em Curitiba (PR).

Saiba mais sobre este e outros eventos programados para o mês do Agosto Dourado em todo o País.

• Alagoas – A Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), em parceria com os Bancos de Leite das Maternidades Públicas com referência para alto risco, preparou uma série de atividades para a Semana da Amamentação em Maceió (AL), como oficinas preparatórias para a SMAM, manhã de fotografias de mães amamentando nas Unidades Neonatais, aplicação do jogo pedagógico alusivo à SMAM, entre outras.

• Bahia – A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) produziu uma série de ações para comemorar a 25ª Semana Mundial da Amamentação. A presidente da SBP, dra. Luciana Silva, a presidente da Sobape, dra. Dolores Fernandez, e a vice-presidente da filiada, dra. Ana Paz, gravaram mensagens de vídeo que incentivam as mães brasileiras a amamentarem seus filhos com exclusividade até os seis meses. Assista aqui o vídeo da dra. Luciana Silva Veja aqui o vídeo da dra. Dolores Fernandez e aqui o vídeo da dra. Ana Paz. No dia 3, a presidente da Sobape, dra. Dolores Fernandez, ​tirou dúvidas sobre o tema durante palestra aos profissionais da Maternidade João Batista Caribé. À tarde, a vice-presidente da Sobape e médica responsável pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), a neonatologista dra. Ana Paz, deu palestra online a estudantes, profissionais e gestores da Atenção Básica de Saúde sobre como administrar as dificuldades para ter sucesso no aleitamento materno. A Sobape também deu apoio e participou das ações de orientação e incentivo ao aleitamento materno que o Iperba promoveu através de uma exposição, nos dias 2 e 3 de agosto, no centro comercial Tricenter, no Itaigara. A mostra chamou a atenção do público que transitava pelo espaço, especialmente grávidas e mães com dificuldade na amamentação. Na ocasião, a dra. Dolores Fernandez acompanhou a equipe de profissionais do Iperba, que orientava sobre a forma adequada de amamentar e respondia a dúvidas dos visitantes. O incentivo à amamentação ganhou visibilidade na Orla de Salvador, no domingo (6), com uma caminhada gratuita saindo do Jardim de Alah até o antigo Aeroclube, retornando ao ponto de partida. A participação foi aberta ao público em geral. Durante a concentração aconteceu um café da manhã. A mobilização, organizada pelo Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas) e o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam), teve o apoio da Sobape, que fez a distribuição de camisetas temáticas aos primeiros que chegaram.

A Sociedade de Pediatria de Feira de Santana (SOPEFS), em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Saúde (NUPES) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral Cleriston Andrade e do Hospital da Mulher, realizará durante todo o mês de agosto o “VII Encontrinho de Aleitamento Materno”, em escolas públicas e privadas do município, abordando a importância do aleitamento materno com atividades didáticas e lúdicas, como cruzadinha, caça-palavras, desenhos e frases sobre o tema e palestras voltadas aos estudantes e futuros pais.

• Espírito Santo – Para celebrar o Agosto Dourado, a Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe) realizou diversas atividades em Vitória (ES), entre os dias 31 de julho e 4 de agosto. Nos dias 31 de julho e 1 de agosto, no auditório do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HEIMABA), houve a exposição dialogada “Incentivar, promover e proteger o aleitamento materno na unidade hospitalar: como eu faço?”. No dia 3, o tema foi “Norma Técnica: procedimentos técnicos para ordenha, manipulação e administração do leite humano cru exclusivo da mãe para o próprio filho em ambiente neonatal”. No dia 4, das 14h às 15h30, aconteceu ainda uma Roda de Conversa e um vídeo com pacientes da maternidade da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN/UCINCO/UCINCA). No sábado (5), a filiada apoiou o evento “Semana do bebê”, organizado pela Área Técnica da Saúde da Criança da Prefeitura Municipal de Vitória com a participação dos bancos de leite humano e de membros do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Soespe, no Shopping Boulevard. A programação englobou a apresentação do Coral de crianças do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha; a peça teatral “Mãe Leoa”, dirigida por Rodrigo Campaneli; uma Roda de Conversa para debater questões em torno do aleitamento materno e atividades de recreação infantil. A Soespe montou ainda uma página no Facebook, que se torna agora também mais um canal para diálogo sobre questões em torno do Aleitamento Materno. Os interessados poderão acessar o link www.facebook.com/dcamsoespe/ ou enviar email para facebook.com@dcamsoespe.

• Maranhão – Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), a Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA), o Banco de Leite do Hospital Universitário da UFMA, a Rede AMA, Roda de Maternagem e o Shopping da Ilha realizaram evento público de divulgação e fortalecimento da amamentação, no horário das 14h às 19h, do último dia 3 de agosto, para dar início às atividades do Agosto Dourado. A SPPMA fez questão de reforçar ao público e à imprensa, que cobriu o evento, a importância da participação de todos no suporte ao aleitamento materno. O evento foi “Praça da Amamentação” aconteceu em um local preparado para amamentação coletiva e contou com a participação dos profissionais da filiada e do Banco de Leite para dar suporte e informações ao público em geral e às mães que compareceram. O “Mamaço” aconteceu simultaneamente em outras cidades e estados brasileiros, que se reúnem em um ponto específico de suas cidades, em prol da amamentação, para amamentarem seus bebês simultaneamente e de forma livre.

Mato Grosso – A Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape) apoiou o 1º Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, entre os dias 2 e 4 de agosto. O presidente da Somape, dr. Rubem Couto, foi convidado a compor a mesa oficial de abertura. No evento, o dr. Roberto Diniz Vinagre, vice-presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Somape foi homenageado. A dra. Virgínia Beatriz Resende Silva, presidente do Comitê de Aleitamento Materno da filiada participou do “Encontro de Saberes – Amamentando a Doação”, abordando o tema “Importância de um Banco de Leite Humano: experiência do município de Rondonópolis/MT”. Já no dia 3, ela conduziu a oficina para trabalhadores “Noções iniciais para manejo clínico da amamentação”

• Minas Gerais – A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou a “XIII Jornada de Atualização em Amamentação”, nos dias 4 e 5 de agosto, no Auditório da Associação Mineira do Ministério Público, à Rua dos Timbiras, 2.928, Bairro Barro Preto, em Belo Horizonte (MG). No evento, aconteceram diversas palestras ministradas por especialistas em amamentação. Na sexta-feira (4), das 8h30 às 10h15, o diretor de Ensino e Pesquisa da SBP, dr. Joel Alves Lamounier, falou sobre o tema da SMAM 2017. Na sequência, das 10h45 às 11h30, a presidente do DC de Aleitamento Materno da SBP, dra. Elsa Giugliani, abordou “A Iniciativa Hospital Amigo da Criança no Brasil”. À tarde, a especialista tratou da “Prevenção de doenças infecciosas”. Acesse aqui a programação completa. Por sua vez, a dra. Rosa Maria Alves, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), participará como facilitadora da oficina “Mulher Trabalhadora Amamentadora”, realizada desde 2010 pelo Ministério da Saúde em parceria com a SBP. O evento será nos dias 29 e 30 de agosto, em Belo Horizonte (MG). A ação visa a formação de profissionais de saúde e afins para expandir a estratégia em cidades com grande potencial de empresas que empregam mulheres em idade fértil. Os participantes da oficina irão sensibilizar empresários, chefias e diretores quanto aos três eixos da ação e, com isso, facilitar a manutenção aleitamento materno pela mulher no retorno ao trabalho.

• Pará – A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, realizou o seminário “Amamentação para o bem comum”, dia 4 de agosto, das 8h às 12h, no auditório da Fundação Hemopa, na Travessa Padre Eutiquio, 2.109, em Belém (PA). A presidente da Sopape, dra. Vilma Hutim de Souza ministrou a palestra “Amamentação e construção integral da vida”. Além disso, outras ações aconteceram no mesmo dia e horário na Praça Municipal do Porto, na Rua dos Mundurucus, bairro Batista Campos, como a distribuição de folhetos informativos sobre o aleitamento materno e a apresentação de grupos de mães “Amigas do Peito, voluntárias e defensoras da amamentação”. No local estiveram representantes da diretoria e do Departamento de Aleitamento Materno da Sopape; das Ligas de Pediatria e Ligas de Ginecologia e Obstetrícia; Secretarias Municipal e Estadual de Saúde; do Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA); Conselhos Municipal e Estadual de Saúde e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (Cremepa).

• Paraná – A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, representou a instituição no lançamento da “25ª Semana Mundial da Amamentação 2017 - Aleitamento Materno Sustentável: um aliado para a redução da mortalidade infantil”, realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a SBP e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS). O evento contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) do Paraná e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Estiveram presentes o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e as dras. Kerstin Taniguchi Abagge, presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (SPP), e Iolanda Maria Novadzki, presidente do Departamento Científico de Adolescência da SPP. Na oportunidade, foram entregues placas às empresas do Paraná que mantém Salas de Apoio à Amamentação; houve mesa-redonda sobre a “Atenção primária na promoção do Aleitamento Materno/Mortalidade infantil no Paraná”; e palestras com as temáticas “Política Nacional do Aleitamento Materno”; Cenário atual das Estratégias do Aleitamento Materno no Estado; Aspectos Nutricionais do Leite Materno x Fórmulas Infantis; Pai Participante; Papel dos Bancos de Leite; e debates.

• Rio Grande do Norte – A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) promoveu, em parceria com o Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no dia 7 de agosto, das 7h às 9h, no auditório da Faculdade de Farmácia, as palestras “Trabalhar juntos pelo bem comum”, ministrada pelo dr. Ruy Medeiros de Oliveira, e “As metas da Organização Mundial da Saúde para o Aleitamento Materno”, conduzida pelo dr. Devani Ferreira Pires. No dia 10, será realizado o curso de Sensibilização em Aleitamento Materno destinado ao grupo de alunos do curso de Medicina da UFRN, integrantes da International Federation of Medical Student Associative (IFMSA). Foi elaborado um folder, em conjunto com a Secretaria de Educação à Distância (SEDIS) e a UFRN,  com informações sobre as metas do milênio, os benefícios do aleitamento materno e as ações recomendadas na defesa da prática de amamentar, para ser compartilhado nas redes sociais de ambas as instituições.

• Rio Grande do Sul – Em Porto Alegre (RS), a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) no dia 1º de agosto, às 17h30, transmitiu, via Facebook Live, a palestra “Importância da Amamentação”, ministrada pela dra. Elsa Giugliani e Roberto Issler,  presidente e membro do comitê do DC de Aleitamento Materno da SBP, respectivamente. Na quinta-feira (3), às 18h, o dr. Leandro Meireles Nunes conduziu a palestra “Técnicas de Amamentação” também pelo Facebook Live. No mesmo dia, das 8h30 às 17h, aconteceu o IX Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e o IV Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil 2017 sob a temática “Aleitamento Materno: trabalhar juntos para o bem comum”, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e pela Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, com apoio da SPRS. O evento foi no auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público Estadual, à Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, Praia de Belas. A conferência “Aleitamento materno – um sonho que sonha junto”, como  dr. Moisés Chencinski abriu a programação do evento, que contou ainda com as mesas-redondas “Amamentação aliviando a dor do bebê em procedimentos”, com a enfermeira Ana Claudia Vieira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e “Compreendendo a dor da mãe”, com a psicóloga Tatiana Cardon, do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (POA). Também houve as palestras “O papel do homem na amamentação”, ministrada por Carlos Antônio da Silva, da Coordenação da Saúde do Homem/Departamento de Ações em Saúde (SES-RS), “Influência da propaganda na alimentação complementar”, conduzida por Luciana Azevedo Maldonado, nutricionista/sanitarista da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro/Instituto de Nutrição UERJ, e “Enfoque interdisciplinar na promoção e apoio ao aleitamento materno e alimentação saudável”, com o dr. Érico Faustini, pediatra da Seção da Saúde da Criança e do Adolescente da SES-RS; e a exibição de vídeos sobre “Aleitamento Materno e Primeira Infância Melhor”

Rio de Janeiro – A Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) programou diversas atividades que serão realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) e instituições privadas. No dia 1º de agosto, às 10h, no Posto 1 da Praia do Leme, haverá o tradicional “Mamaço”, “Roda de Conversa sobre aleitamento materno”, música ao vivo e brincadeiras lúdicas com as crianças. Na quarta-feira (2), a Família Lúdica da Soperj fará a “Roda de Conversa sobre aleitamento materno” com a participação de discentes e docentes da Universidade Estácio de Sá (Campus Lapa). Já no dia 3 (quinta-feira), a dra. Carmen Elias, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP e presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Soperj, ministrará a palestra “O pediatra na promoção e apoio ao aleitamento materno” durante o Seminário da Semana Mundial de Aleitamento Materno realizado pela SES-RJ no Auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nerj). A filiada também apoiará o evento “Comemoração da SMAM 2017”, realizado pelo Centro de Estudos do Hospital ProntoBaby. Nos dias 4 e 5 de agosto, fará palestras e distribuição de folders sobre amamentação durante o “XII Encontro de Atualização em Pediatria da Zona Oeste”, na Vila Militar. Em Niterói, cidade a 20km da capital, a Soperj apoiará o evento “Falando sobre aleitamento materno”, promovido pela Maternidade São Francisco, no Campo de São Bento. No dia 6, em Saquarema, na Região dos Lagos, a Soperj dará apoio à Rede de Banco de Leite da Universidade Federal Fluminense (UFF) na realização do “Grande Mamaço”, da “Roda de Conversa sobre aleitamento materno” e nas atividades lúdicas com a “Família Soperj”. No dia 8, o evento “Escola Parceira da Amamentação” será realizado pelo Banco de Leite do Hospital Maternidade Alexander Fleming, a partir das 9h, em Marechal Hermes, na zona Norte do Rio.

• São Paulo – A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) preparou um ciclo de atividades para todo o Agosto Dourado. Dia 31 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado (SES-SP) e o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros realizaram a palestra “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse”, ministrada pelo dr. Moisés Chencinski, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP. O evento ocorreu no Auditório Musolino, na sede da SES-SP, à Avenida Dr. Arnaldo, 351, bairro Cerqueira César. No dia 1º, o palestrante abordou o tema “Aleitamento Materno: do sonho à prática”, na Casa Curumim. No dia 19, a partir das 9h, a SPSP fará em seu auditório o “Café da Manhã com o Professor” com a mesa-redonda “Aleitamento Materno: desafios e soluções”, coordenada pelo dr. Moisés, e que contará com as palestras “Aleitamento materno e apneia de sono na criança”, com o dr. Pedro Pileggi Vinha; “Aleitamento materno e sexualidade”, ministrada por Denise de Sousa Feliciano; “Aleitamento materno e anquiloglossia (frênulo sublingual)”, conduzida pela dra. Maria Tersa Cera Sanches; e o Colóquio “Aleitamento Materno: desafios e soluções”.

• Sergipe – A programação da SMAM 2017 da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe), realizada em parceria com o Hospital e Maternidade Santa Isabel e a Universidade Tiradentes, trouxe uma semana inteira de atividades. Nos dias 31 de julho e 1º de agosto aconteceu o “Arrastão da amamentação”, no alojamento conjunto da Maternidade. Na quarta-feira (2), o “Encontro com gestantes e nutrizes para apoiar, manter e proteger o aleitamento materno” foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Robalo, Atalaia e Coroa do Meio. No dia 3 (quinta-feira), das 8h às 12h, no campus Farolândia da Universidade, houve a mesa-redonda multidisciplinar sobre “Amamentação e suas dificuldades”, e das 14h às 18h, a orientação às gestantes, parceiros, familiares, funcionários e alunos sobre “Aleitamento materno por meio de simulação realística”. O tradicional “Mamaço” ocorreu na sexta-feira (4), das 14h às 18h, no Parque da Sementeira, à Av. Beira Mar, 2411, bairro Farolândia, em Aracaju (SE).


Veja abaixo as fotos dos eventos realizados pelas filiadas para comemorar a 25ª Semana Mundial da Amamentação nos estados.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110