carregando...

Diretoria da SBP discute atualização do Rol com ANS

Arquivo 16/05/2011

16/05/11 – Os drs. Milton Macedo, diretor de Defesa Profissional, e Mário Lavorato, coordenador de Saúde Suplementar da SBP, estiveram hoje em reunião na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro. Foram recebidos pelos drs. Martha Regina de Oliveira, gerente-geral, Jorge Luís Carvalho e Edilberto Bonfim, especialistas em regulação assistencial. Na pauta, novas práticas terapêuticas em pediatria, para atualização do Rol da ANS, que está em consulta pública até o próximo sábado, dia 21.

Os diretores da Sociedade apresentaram a situação da medicina de crianças e adolescentes no País, os problemas hoje existentes na saúde suplementar e as soluções propostas pela entidade: “As prioridades são o Atendimento Ambulatorial em Puericultura e o Tratamento Clínico Ambulatorial em Pediatria (TCAP)”, informa o dr. Milton.

“As propostas são interessantes. Contemplam mudança no modelo assistencial que estamos tentando incluir no Rol, de maneira que o foco saia do simples procedimento e da hospitalização, para o cuidado na atenção, que precisa ser integral, com valorização da prevenção em saúde”, disse a dra. Martha.

Foi acertado que a SBP vai detalhar as diretrizes dos projetos e que nova reunião do grupo ocorrerá ainda no final de maio. Em seguida, dra. Martha informa que a discussão será feita na reunião do Grupo Técnico que faz a revisão do Rol e, na sequência, levada ao colegiado de diretores da ANS, de maneira que a publicação ocorra em 01 de julho e a nova resolução vigore em primeiro de janeiro de 2012.

“Foi grande o interesse demonstrado e a receptividade aos pleitos da pediatria”, avalia o dr. Mário. “Estamos confiantes de que avançaremos no sentido da garantia de um atendimento de qualidade para crianças e adolescentes e de uma remuneração justa para os pediatras”, finaliza o dr. Milton.

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a referência de cobertura mínima obrigatória para os planos de saúde contratados pelos consumidores desde 02 de janeiro de 1999.

Da esq. para a dir., os drs. Milton Macedo, Martha de Oliveira, Jorge Luís Carvalho, Mário Lavorato e Edilberto Bonfim