carregando...

Fórum da ABP promove diálogo com a comunidade

Arquivo 19/05/2010

Ampliar as discussões sobre a saúde da criança e do adolescente, trazendo a comunidade para o debate. Este o objetivo do Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), evento itinerante intitulado “As Transformações da Família e da Sociedade e seu Impacto na Infância e Juventude” e que em sua 9ª edição ocorre em Belo Horizonte (MG), nos dias 21 e 22 de maio, com homenagem à pediatra Zilda Arns. Dr. Fernando Nóbrega, presidente da ABP, ressalta que “a procura das entidades e profissionais de diversas áreas tem crescido a cada evento”. Já são mais de 350 inscritos e restam poucas vagas.

As mesas-redondas trazem temáticas como o “consumismo na infância”, salienta o dr. Júlio Dickstein, presidente do Fórum. “As empresas focam sua publicidade muito nas crianças, ‘preparando consumidores’. Sobre o tema, há muitas opiniões e propostas. Vamos discuti-las”, diz, sublinhando também a reflexão sobre a influência da evolução tecnológica na infância, com a televisão e a internet, e a relação disto com o vínculo com a família.

Nesta edição, o acadêmico mineiro, dr. Navantino Alves Filho, trabalhou na organização e frisa a discussão sobre o parto normal. “É importante ampliar a consciência sobre o excesso de cesarianas, que não é bom para o recém-nascido, nem para a mulher, nos casos em que a cirurgia não é indicada. “O Brasil é campeão em cesariana”, comenta, com “cerca de 90% de incidência nos hospitais privados. É um abuso!”. Em Belo Horizonte, também tomará posse na ABP, o dr. Diether Garbers. Novas inscrições para o Fórum serão avaliadas no local. Acesse o www.forumcasbp.com.br