carregando...

Grupo de Teatro da Pediatria estréia com poesia

Arquivo 12/12/2008

“Criamos um espaço de experimentação artística de novas possibilidades de relacionamento e de contato social, um investimento de curto prazo, pois uma criança de nove anos que começa a viver o teatro, exercitando a expressão individual no coletivo, já será um adolescente mais criativo e tolerante”, comemora a diretora. O trabalho começou em setembro, com encontros semanais no Memorial. “Mergulhamos na pesquisa dos textos, fizemos dinâmicas de expressão corporal e os alunos foram percebendo as novas sensações despertadas pelo teatro”, observa a diretora, que também é atriz da Cia. Teatral do Movimento, dirigida por Ana Kfouri, e tem 16 anos de experiência na área.

“Estamos ainda no início, mas percebo que foram lançadas as bases para um trabalho bem afinado, em 2009”, adianta Marília, que já tem planos para uma peça em julho e começou a conversar com a maestrina Alice Ramos Sena, coordenadora do Coral da Pediatria, para um projeto comum. “Nosso objetivo são crianças felizes, integradas, solidárias. Disso só podem derivar coisas boas”, salienta o acadêmico Reinaldo Menezes,   assinalando que o projeto tem apoio da Unimed-RJ.

Com Poesia e Afeto

Ficha técnica

Atores:
Bruna de Oliveira Borges
Daniele Cristine Gomes
Eduarda Santos Martins
Isabel Cézar Ebert
Iwin Mona Veloso Penchel
Júlia Serrato Rocha Lima
Mariana Cézar Ebert
Maria Eduarda Guigues Paschoa
Nátalia Alves Carraro
Nicole Paz da Silva
Paloma Cristine Soares Sampaio
Sophia Meir Azevedo Moreyra
Vitória de Luna Machado

Direção Artística e Roteiro: Marília Martins
Textos: Manuel Bandeira, Manoel de Barros, Vinicius de Moraes e Cecília Meirelles.
Trilha Sonora: Leo Tucherman
Orientação de Figurino: André Vital
Luz: Íris Iluminação
Filmagem: Gustavo Gelmini

 

Marília Martins é atriz e bacharel em artes cênicas, com habilitação em direção teatral, formada pela UNIRIO. É atriz da Cia. Teatral do Movimento (CTM), dirigida por Ana Kfouri, desde 1993, e diretora de Os Cênicos Cia. de Teatro, fundada em 2000. Orientou oficinas de interpretação e direção na Faculdade Cândido Mendes (95-96), na UERJ (97-2000) e no Centro de Estudo Artístico Experimental no SESC-TIJUCA (2001-2008). Dirigiu As Pulgas, de Cunha de Leiradella,Explícito1440 minKafkamachineNU e a performance Inumano, assinando também os roteiros. Como atriz, trabalhou com Moacyr Góes, Gilberto Gawronski, André Paes Leme, Marco André Nunes, José Dacosta, Alexandre Mello, Luiz Furlanetto e com a diretora italiana Sílvia Pasello, entre outros. Na CTM, atuou nos espetáculos: A Lua que me instruaDizem de mim o diabo,AldeiaVolúpiaGulaFluxo e Preguiça, todos com direção de Ana Kfouri. Protagonizou os curta-metragens: Amor, de Henrique Andrade, Simpatia é amor, de Jorge Monclar e Tupi-Tour, de Cléber Alves. Foi editora assistente da revista de teatro O Percevejo da UNIRIO, através de bolsa da FAPERJ. Em 2008, atuou no espetáculo Lobo da Estepe, com o ator Ricardo Blat e na peça A verdade de M, de Luciana Guerra Malta.

 

O Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira tem o patrocínio da UNIMED/RIO

Contatos: mariliamartins@superig.com.br e abp@sbp.com.br