carregando...

Homenagem da Academia ao Dr. Lincoln

Arquivo 28/01/2009

Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2009.

 

Prezadíssimos Confrades,

Foi com um misto de surpresa e revolta, o que senti quando soube pelo companheiro Tonelli, da morte do Lincoln. Isto porque estava fora do País e não sabia da evolução da sua doença uma vez que cheguei ao Brasil na véspera do seu passamento.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e suas filiadas, a Academbia Brasileira de Pediatria e os pediatras deste País estão de luto. Morreu um dos mais importantes baluartes da nossa pediatria: Lincoln Marcelo Silveira Freire.

Lincoln foi um dos mais fulgurantes pediatras e pessoa com características muitos especiais, que o diferenciaram em todas as atividades que desenvolveu. Certamente fará muita falta não só pela sua presença junto aos amigos, aos grupos que contavam com ele, mas também pelas suas sábias orientações.

Incluo-me entre seus grandes amigos, Lincoln e Heliane eram vistos e aceitos como membros da minha família, por isso, estamos sofrendo bastante com sua ausência física. Fica, entrentanto, muito forte o exemplo que deu e sua grande contribuição o que leva Lincoln a fazer parte importante da história da pediatria brasileira.

Infelizmente não tive condições de chegar a seu funeral, entretanto solicitei aos confrades mineiros que representasse a ABP no episódio, enviando, também, uma coroa em nome da nossa academia. O confrade Tonelli já fez o relato da nossa manifestação.

Estou, agora solicitando aos confrades mineiros que, sob a coordenação do nosso último presidente Edward Tonelli, desenvolvam um documento com traços biográficos do nosso Lincoln, para divulgação junto a todos que desenvolvem atividades na área pediátrica.

Uma última palavra aos familiares, Heliane e filhos, nossa mais sincera consternação pela perda realmente irreparável do amigo, esposo e pai. Ele será sempre um exemplo para os pôsteros.

Vou solicitar a Presidência da SBP que divulge esta manifestação bem como a divulgaremos pela ABP.

Adeus amigo Lincoln, obrigado por sua amizade e por sua importante participação neste planeta.

Dr. Fernando José de Nóbrega