carregando...

Interatividade marca a VI Jornada Integrada do Paraná

Arquivo 16/06/2011
Da esq. para a dir., os drs. Adriana Schmidt, Izrail Cat, Carlos Massignan, Tsukiyo Obu Kamoi e Eduardo Vaz 

Reunindo cerca de 300 participantes e com a presença do dr. Eduardo Vaz na abertura,a VI Jornada Paranaense Integrada de Alergia, Pneumologia e Dermatologia, realizada em Curitiba, no início de junho, foi “excelente”, define a dra. Darci Bonetto, presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP).  O evento atraiu também profissionais de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rondônia e Goiás – “todos muito bem impressionados com a qualidade da programação científica e prometendo voltar na próxima”, informa a dra. Adriana Schmidt, presidente do Departamento Científico (DC) de Alergia da filiada. “Creio que conseguimos uma grande interação entre professores e plateia, numa troca de experiências muito proveitosa”, avalia o dr. Carlos Roberto Massignan, presidente do Departamento de Pneumologia da SPP, fazendo coro com a dra. Susana Giraldi, presidente do DC de Dermatologia, que também destaca a  “interatividade” obtida na Jornada.

Na conferência de abertura, dr. Izrail Cat falou sobre cuidados paliativos. “Como conduzir casos de imunodeficiência primária na rede pública” foi o tema da palestra do dr. Pérsio Roxo, presidente do Departamento de Alergia e Imunologia da Brasileira. Entre os destaques, o debate sobre “Mitos e Verdades” – com as perguntas mais comuns feitas pelos pais dos pacientes – e os “casos clínicos”, discutidos de maneira descontraída.  Além disso, a VI Jornada abriu espaço também para a Defesa Profissional, apresentada pelo dr. Dennis Burns, diretor da SBP.

Integrada pelas dras. Kerstin Abagge, presidente do DC de Dermatologia da SBP; Loreni Carneiro Kovalhuk e Tsukiyo Obu Kamoi, a Comissão organizadora “caprichou em todos os detalhes”, comentou o dr. Eduardo.  O resultado foi o “grande retorno” recebido dos participantes, comemora a dra. Tsukiyo. Segundo a dra. Darci, a ideia, de realizar o evento exatamente no inverno, quando as crianças apresentam um índice maior de doenças respiratórias e alérgicas  já virou “tradição” e  certamente “vai continuar”.  Outra boa notícia é que, em breve, as aulas da VI edição estarão disponíveis nowww.jornadaintegrada.com.br.

Integrantes dos Departamentos responsáveis pela Jornada