carregando...

Jairo Rodrigues Valle

Arquivo 07/07/2014
jairo valle
Primeiro residente do País, dr. Jairo foi homenageado no 1º Congresso de Médicos Residentes em Pediatria, em 2010, no Rio de Janeiro

 

Faleceu nesta sexta-feira, dia 04, no Rio de Janeiro, o dr. Jairo Rodrigues Valle. Ex-presidente da SBP (1970/1971), fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil (ABENEPI), era titular das Academias Brasileira de Pediatria, Fluminense de Medicina e Brasileira de Medicina de Reabilitação, além de membro da  Academia Americana de Pediatria e da International Child Neurology Association. Formado em 1944 pela Faculdade Nacional de Medicina, hoje UFRJ, foi o primeiro médico residente do Brasil, tendo ficado em primeiro lugar no concurso do Instituto Fernandes Figueira e feito também, em seguida, residência no Hospital dos Servidores do Estado (Função de Pediatria). De 1950 a 1951, cursou neuropediatria na Universidade de Chicago (EUA), onde frequentou, de abril de 1950 a outubro de 1951, o Serviço Prof. Douglas Buchanan, no Bobs Roberts Memorial Hospital for Children.

Dr. Jairo foi chefe dos Serviços de Pediatria do Hospital dos Servidores (HSE), da Policlínica do Rio de Janeiro e trabalhou como neuropediatra no Hospital São Zacharias (Santa Casa de Misericórdia). Em sua produção científica destacam-se “O Coma na Infância” (Ateneu Editora, 1989); “Manifestações Neurológicas nas Hemopatias Infantis” (Livraria Sarvier) e participação no capítulo “Convulsões” do livro “Pediatria Essencial” do professor Azor José de Lima (Ateneu, edições 1987-1992-1999). Foi ainda fundador do Departamento Científico de Neurologia da SBP, hoje presidido por seu filho, Gustavo Valle.