carregando...

Jped e excelência científica cada vez mais comprovada

Arquivo 29/06/2010

O chamado “fator de impacto” do Jornal de Pediatria (JPED) de 2009 foi divulgado, pela primeira vez, no Journal Citation Reports (JCR) do Institute of Scientific Information/ Thompson (ISI) e com a marca de 1.382, considerada excelente. A notícia  é do editor,  dr. Renato Procianoy, que comemora: “a conquista vai gerar repercussão muito positiva para os pesquisadores que tiverem seus artigos publicados na revista e, em consequência, na  avaliação dos programas de pós-graduação dos quais participam.

O JCR/ ISI congrega base de dados, com informações multidisciplinares, utilizadas diariamente por mais de sete milhões de pesquisadores em cerca de 50 países. O fator de impacto é o resultado da medição, durante dois anos, da relação entre o número de artigos publicados pelo periódico e o total de citações (referências) destes em outras revistas científicas no mesmo período. “É também uma forma de sabermos qual a repercussão da revista no cenário internacional”, ressalta o editor.

Nos últimos anos, o JPED vem somando importantes vitórias, como a indexação na SciELO (a biblioteca eletrônica de periódicos científicos mais importante da América Latina )  em 2002, a presença no Index Medicus/ Medline (compilação organizada pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA ), em 2003, o ISI em 2007 e agora tem seu primeiro fator de impacto divulgado.  Acesse o www.jped.com.br e conheça a revista!