carregando...

Manual sobre Dengue em Crianças

Arquivo 23/02/2011

23/02/11 – Preocupada com a população pediátrica, a SBP divulga o Manual elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Em 56 páginas, a publicação, de 2011, trata do diagnóstico e do tratamento clínico especializado em crianças, incluindo o atendimento ao paciente com suspeita de dengue, a classificação de risco, indicações para internação, critérios de alta hospitalar e a nova classificação clínica pela OMS – 2009, entre outras questões.

Dr. Eitan Berezin, presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP, lembra que “a partir dos anos 80, em vários países do mundo, a doença tornou-se uma das principais causas de internação e morte de crianças, principalmente na Ásia. Em 2008, de acordo com os dados disponíveis, foi responsável por 3237 internações no estado do Rio de Janeiro, sendo que 53% ocorreram na faixa pediátrica (menores de 14 anos)”. Além disso, “o crescimento dos números na faixa de idade pediátrica vem acompanhado de um aumento na letalidade e no número de internações”.

Ainda segundo o dr. Eitan, “os números continuam crescendo e estão relacionados ao fato de que a medida em que a população adulta vai sendo infectada pelos diversos sorotipos e adquirindo imunidade específica para cada um deles, as crianças crescem em importância epidemiológica, por constituírem o grupo populacional mais susceptível”.

Para ter acesso ao pdf do Manual  acesse o portal da Sociedade (Departamento Científico de Infectologia/ Manuais e Guias) e ou clique aqui.