carregando...

Memorial da Pediatria participa da 11ª Semana Nacional de Museus

Arquivo 15/05/2013

Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira com familiares e amigos, no Museu de Arte Naifr

“Memória + criatividade = mudança social” é o tema da 11ª edição da Semana Nacional de Museus, que ocorre até domingo e conta, no Rio de Janeiro, com a participação do Memorial da Pediatria Brasileira Lincoln Freire, da SBP, do coral e do grupo de teatro organizados pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Em todo o País, 1.250 instituições culturais realizam 3.911 atividades, a convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).  Durante a semana, em sua sede (à rua Cosme  Velho, 381), de 9 às 16h, o Memorial apresenta exposição interativa sobre a trajetória da medicina de crianças e adolescentes.

 

– É importante que as pessoas, principalmente que os escolares conheçam a história da pediatria, especialidade que tem contribuído imensamente para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população – salienta o acadêmico Julio Dickstein, coordenador da Comissão do Memorial, da ABP.

Ontem, no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (MIAN), o Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira apresentou a peça “O menino Villa-Lobos”, sobre os primeiros sete anos de vida do compositor:

– As crianças adoraram o roteiro, ficaram felizes por contar a história de personagem tão importante de nossa história. Gostaram também da apresentação no MIAM, no Cosme Velho, bairro onde desenvolvem suas atividades, vizinho a Laranjeiras, onde nasceu o músico – comenta Marília Martins, diretora do Grupo coordenado pelo acadêmico Reinaldo de Menezes Martins.

 

Hoje, dia 15, sob a batuta da maestrina Alice Ramos Sena, o Coral da Pediatria Brasileira será a atração, das 18 às 19h30, também no Museu Internacional de Arte Naïf. No programa, músicas como “Bolinha de Sabão”, de Orlandivo e Adilson Azevedo; “A Flor e o espinho”, de Nelson Cavaquinho; “Lanterna dos Afogados”, de Herbert Vianna, e “Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos e Ferreira Goulart. O Grupo é coordenado pelo acadêmico Dias Rego.
A 11ª Semana Nacional de Museus acontece desde 2003 e marca o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Confira aqui o programa no País e, a seguir, as próximas atividades do Memorial:

 

13/05/2013 a 20/05/2013 – 09h às 16h
Exposição interativa narra a história da pediatria no Brasil, no contexto das mudanças
sociais ocorridas ao longo dos anos.
Local: Memorial da Pediatria Brasileira Lincoln Freire (Rua Cosme Velho, 381 – Cosme Velho, Rio de Janeiro).

15/05/2013 – 18h às 19h30
Música – Apresentação do Coral da Pediatria Brasileira, sob a  batuta da maestrina Alice Sena.
Local: MIAN – Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (Rua Cosme Velho, 561 – Cosme Velho, Rio de Janeiro)

Para mais informações:
Memorial da Pediatria Brasileira Lincoln Freire: memorial@sbp.com.br e tel.  (21) 2245-3110

Sala”Formatura”, parte da Exposição no Memorial