carregando...

Meu filho tem artrite idiopática juvenil. Ele pode praticar esportes?

Arquivo 14/11/2014

A criança com AIJ deve ser encorajada a realizar atividades físicas, pois os exercícios são importantes para diminuir os sintomas dolorosos e para manter a função e a amplitude dos movimentos das articulações.

As atividades físicas devem ser realizadas respeitando as limitações de cada criança ou adolescente, assim como os períodos de exacerbação da doença, quando os exercícios devem ser diminuídos ou mesmo evitados.

idiop2As melhores atividades para os pacientes portadores de AIJ, são os exercícios aquáticos, o ciclismo e as caminhadas.

 

idiop1Os exercícios físicos de alto impacto, devem ser evitados, pois podem ser arriscados para as articulações e os ossos enfraquecidos. Pelo mesmo motivo, as caminhadas são preferidas em relação às corridas.

idiop5

Os exercícios aquáticos são indicados especialmente quando há muita rigidez e dor nas articulações. A água ajuda a suportar o peso do corpo durante os movimentos e quando sua temperatura é morna, tem o benefício adicional de relaxar os músculos e diminuir a dor.

idiop4Pedalar em bicicleta, principalmente a ergométrica, também é uma boa maneira de trabalhar as articulações sem sobrecarregar os joelhos, os quadris e os pés.

É importante o acompanhamento, sempre que possível, de um fisioterapeuta para avaliar a situação individual de cada paciente, orientando o melhor tipo de exercício, visando restaurar a flexibilidade nas articulações endurecidas, rígidas e dolorosas, aumentando a força e a resistência.

idiop7

Esteja certo que seu filho tem uma dieta equilibrada e rica em cálcio, para promover ossos fortes e saudáveis.

idiop6

E lembre-se: exercícios físicos regulares irão construir músculos, ossos e articulações fortes, o que reduzirá a dor causada pela artrite.

Teresa C.M.V. Robazzi

Membro do Departamento Científico de Reumatologia Pediátrica da SBP/2004-6