carregando...

Muitas novidades no XX Congresso Brasileiro de Perinatologia

Arquivo 11/11/2010

Com mais de 2.400 profissionais já inscritos e 756 trabalhos aprovados para pôsters e temas livres, o XX Congresso Brasileiro de Perinatologia e XVII Reunião de Enfermagem Perinatal ocorrerá de 21 a 24 de novembro, no Rio de Janeiro, tendo como tema central “A busca constante da qualidade: da assistência perinatal hoje à vida futura”. Realizado pela primeira vez durante o evento, o Curso de Transporte Neonatal está marcado para o dia 21, sob a coordenação do dr. Sérgio Marba. Foram ainda organizados para a mesma data o Reanimação Neonatal, que será coordenado pelo dr. Dias Rego, e mais seis cursos. Outra novidade será a realização do Fórum Perinatal para Maternidades do SUS, no qual médicos e enfermeiros de maternidades do Norte e Nordeste debaterão formas para homogeneizar práticas, com objetivo de reduzir a mortalidade neonatal. “A SBP e o Ministério da Saúde vêm trabalhando nas maternidades destas regiões, fazendo ações para reduzir a mortalidade infantil. Há dois anos estamos trabalhando nisso”, assinala o dr. José Roberto Ramos, presidente dos eventos.

Espaço para debate e palestrantes de vários países – “O desafio da sobrevida no passado é hoje sobreposto pela premente necessidade de oferecer aos prematuros a dignidade de uma vida com qualidade. Procuramos, através da cuidadosa organização da programação científica, disponibilizar atividades que possibilitem à plateia atualizar suas práticas assistenciais, familiarizar-se com metodologias inovadoras e absorver as recentes tecnologias que rapidamente são incorporadas em nossa especialidade”, diz o dr. José Roberto Ramos. Na grade científica estão os oito cursos, colóquios, painéis e mesas-redondas, com tempo prolongado para perguntas e discussão com os palestrantes. O Congresso contará com cerca de 60 professores brasileiros e 10 convidados do exterior: Adelina Pellicer (Espanha), Anne Cortey (França), Brian Darlow (Nova Zelândia), Clare Gilbert (Inglaterra), Cleide Sughihara (EUA), Enrico Lopriore (Itália), Fernando Cabañas (Espanha), Guilherme Sant´anna (Canadá), Jaques Belik (Canadá), Josef Neu (EUA), Thomas Michael Dillon O’Shea (EUA), Pablo Sanchez (EUA), Raquel Tamez (EUA) e Rolando Ulloa-Gutierrez (Costa Rica).

O pesquisador e seu trabalho – Outra inovação será a inauguração do primeiro Clube do Pulmão em Neonatologia do País, no qual um estudioso da área dará uma conferência sobre suas pesquisas, experiência e trajetória. “O caráter é mais informal. O especialista é apresentado por um colega que conhece bem toda a história. É diferente, pois mostra a pesquisa relacionada à vida do profissional”, informa o dr. José Roberto, acrescentando que a iniciativa foi inspirada no Lung Club, que ocorre com sucesso em todos os congressos internacionais da American Pediatric Societye Society for Pediatric Research (APS/SPR). Durante a abertura do congresso, será realizada a palestra “História da Neonatologia do Brasil”, ministrada pelo dr. Navantino Alves Filho. Clique aqui e garanta agora sua presença!