carregando...

Natal recebe 15º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica. Participe!

Arquivo 17/02/2014

17/02/2014 - O 15º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica será realizado de 26 a 29 de março, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte. Paralelamente e pela primeira vez de forma integrada, acontecerão o 19° Congresso Latino-americano e o 10° Congresso Ibero-americano de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição. Para a dra. Cristina Targa, presidente do Departamento Científico de Gastroenterologia da SBP, trata-se de uma unificação que só traz elementos positivos: “com a SBP e a Sociedade Latino-americana de Gastroenterologia Pediátrica juntas, o congresso será mais forte, com mais atualização e conhecimento científico”.

De acordo com o dr. Mauro Batista de Morais, presidente dos eventos, uma das principais características será a importante participação de convidados do exterior. Um deles é o professor Athos Bousvaros, dos Estados Unidos, “que falará sobre uma nova modalidade terapêutica que ainda não foi utilizada muitas vezes no Brasil – o transplante de fezes, que tem objetivo de reestruturar a microbiota intestinal no caso de certas patologias”, informa. Também são aguardados o professor Glenn Furuta (também dos EUA), “uma das principais autoridades mundiais sobre doenças eosinofílicas”, e a participação do dr.  Jorge Amil Dias, de Portugal, “que é uma referência em doença inflamatória intestinal”, salienta.

A Comissão Científica preparou um programa que contempla temas como “alergias alimentares”, “nutrição infantil”, “doença do refluxo gastroesofágico”, as “inflamatórias intestinais” e “as do fígado”, dentre outras. Para apresentação das melhores pesquisas, serão realizados quatro fóruns, sendo que cada um recebeu o nome de um homenageado – dois de pioneiros na América Latina na investigação em Gastroenterologia Pediátrica, já falecidos, os drs. Horacio Toccalino, da Argentina e José Martins Campos, do Brasil; além de também os drs. Jorge Bezerra e Themis Reverbel, ambos brasileiros, que estarão presentes e serão responsáveis por comentar os trabalhos.

As inscrições pela internet, e com desconto, podem ser feitas até 18 de março. Para mais informações, o endereço é www.gastroped2014.com.br  ou www.sbp.com.br(ver congressos e outros eventos).