carregando...

Nova diretoria, eventos e história em Santa Catarina

Arquivo 13/10/2012


Posse da diretoria da SCP. Sentados, ao centro está o dr. Eduardo Vaz, que tem à dir. a dra. Sônia Maria (de xale vermelho), seguida da dra. Denise Bousfield. Dr. Nelson Grisard é o segundo da esq. para a dir.

A valorização profissional, com objetivo de conquistar melhores condições de trabalho e remuneração, e o aprimoramento científico, como “pedra fundamental para a promoção da saúde da criança e do adolescente”. Esses os planos da nova diretoria da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), segundo a dra. Sônia Maria de Faria, que assumiu a presidência da entidade em agosto e, durante o 12º Congresso Brasileiro de Adolescência, no início de novembro, formalizou sua posse, comemorando o início da gestão com os integrantes da diretoria da filiada, com dr. Eduardo Vaz e demais integrantes da direção da SBP presentes na cidade.

Sobre o Congresso de Adolescência, que contou com cerca de 600 participantes de todo o País, foi “um sucesso”, assinala a dra. Sônia, assim como também o 13 º Congresso Catarinense de Pediatria, ocorrido em agosto, com quase 500 inscritos, e tendo à frente a dra. Denise Bousfield da Silva, então presidente da SCP. O “público foi recorde” e o programa, “que priorizou as questões do dia-a-dia do pediatra, muito elogiado”, informa a nova presidente, reforçando a qualidade da gestão anterior e adiantando que dará continuidade ao trabalho.

Livro e Memória da SCP

Dentre os destaques do Congresso estadual, foi lançado o livro “Sociedade Catarinense de Pediatria – Crescimento e Desenvolvimento – 1979 a 2012”, de autoria do primeiro presidente da entidade, dr. Nelson Grisard, titular da cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). A publicação “relata a história da assistência infanto-juvenil em Santa Catarina, desde o atendimento realizado pelos médicos ‘de crianças e adultos’ até a chegada dos pediatras de ‘carreira’ e dos especialistas titulados nas diversas áreas de atuação”, informa a dra. Denise Bousfield. Distribuído aos associados e palestrantes do 13º Congresso, e depois também durante comemoração do Dia do Pediatra, 27 de julho, a publicação foi enviada a autoridades, universidades e, em breve, será disponibilizada no site da SCP, adianta.

A diretoria

Integram a direção da entidade (gestão 2012/2014), além da presidente, dra. Sônia Maria de Faria, os drs. Helena Maria Correa de Souza Vieira (vice-presidente), Ramiro Solla Camina (2º vice-presidente), Rosamaria Medeiros e Silva (secretária-geral), Rosana Regina Santana (1ª secretária), Marília de Novaes Costa Bergamaschi (2ª secretária), Edson Carvalho de Souza (tesoureiro-geral), Hamilton Filipe Correia de Malfussi (1º tesoureiro), Rogério João Machado (2º tesoureiro). Clique aqui e conheça a equipe completa.

Novas gerações

A integração na SCP e a capacitação das novas gerações está nos planos e na prática atual da entidade. Nas fotos, dr. Eduardo com integrantes da Liga acadêmica de Nutrição e Metabologia em Pediatria (MENULiga), durante o 13 º Congresso Catarinense de Pediatria. Ao centro (foto da esq.), dra. Maria Marlene de Souza Pires, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresentou no evento painel sobre “Puericultura” e “as competências do pediatra”.