carregando...

Nutrição, desenvolvimento e comunicação com paciente nos cursos que antecedem o Congresso de Médicos Residentes

Arquivo 05/10/2010

Marcados para o próximo sábado, dia 09, são três os cursos que antecedem o I Congresso Brasileiro de Médicos Residentes em Pediatria, que será realizado de 10 a 12 de outubro, no Rio de Janeiro. “Os cursos trazem o que há de mais atual: A nutrição e sua importância para que a criança possa atingir seu potencial pleno; o desenvolvimento e comportamento da criança e a comunicação entre médico e paciente”, informa a dra. Sandra Grisi, professora de pediatria da Faculdade de Medicina da USP e diretora de Ensino e Pesquisa da SBP.  Paralelamente ao Congresso, ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, o I Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Pediatria.

“As características da nutrição necessária ao crescimento e ao desenvolvimento serão abordadas no Curso em Nutrologia Pediatria”, salienta a dra. Sandra. Sobre o desenvolvimento, “os problemas de saúde mental são cada vez mais frequentes na sociedade moderna e estão relacionados com transtornos da fase adulta. O pediatra deve, cada vez mais, se atualizar na identificação dos sinais precoces dos problemas e ser capaz de intervir nas questões familiares para proteger o paciente de sofrimento psíquico, mas também para promover um adulto saudável”, diz. Além disto, reforçando a escolha do tema comunicação para a oficina, dra. Sandra lembra os desafios presentes na relação médico-paciente  na sociedade contemporânea, “devido à novas formas de organização da família e também ao padrão atual de conhecimento, à informação mais rápida”.

Os congressistas podem participar dos cursos e da oficina gratuitamente, mas é preciso se inscrever, pois as vagas são limitadas. Saiba mais sobre cada um, a seguir:

Oficina: Habilidades de comunicação na consulta pediátrica

Dia 09, de 13h30 às 17h30

Com base em evidências atuais, a Oficina apresentará porque as habilidades de comunicação do pediatra com os pais e as crianças, nos diferentes modelos de atendimento, tornam as consultas médicas mais eficientes. A partir do que a literatura atual descreve sobre as peculiaridades no atendimento de crianças, o encontro discutirá quais são os mitos e as verdades.

Haverá exercícios práticos. “É um tipo de capacitação fundamental para o jovem médico que pretende atender em consultório ou ambulatório, uma oportunidade de discutir a importância de compartilhar com a família tanto o entendimento do problema da criança, como a própria proposta terapêutica. A consulta é uma troca real, que influencia na proposta terapêutica”, assinala a dra. Denise Ballester, da coordenação da oficina, diretora do ambulatório geral do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da USP.

Desenvolvimento e Comportamento da Criança e Adolescente

Dia 09, das 8h30 às 12h00

O objetivo deste curso, coordenado pelo dr. Ricardo Halpern, presidente do Departamento Científico de Crescimento e Desenvolvimento da SBP, é oferecer conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança e adolescente, desde os aspectos de sua normalidade, enfocando conceitos de distribuição normal, características gerais do desenvolvimento infantil, modelos etiológicos, teorias do desenvolvimento, diagnósticos dos atrasos e agravos e sua aplicação na prática clínica.
Curso de aprimoramento em Nutrologia Pediátrica

Dia 9, das 8 às 17hs

Durante este Curso, as especialistas Virgínia Weffort, Roseli Sarni e Fabíola Suano tratarão de temas como “avaliação da condição nutricional”, “aleitamento materno”, “alimentação no primeiro ano de vida”, “obesidade e síndrome metabólica”, “desnutrição e anemia carencial ferropriva” e “alergia alimentar”. Ao final, será realizada uma oficina de avaliação nutricional e um teste. “É um curso teórico e prático, condensado”, explica a dra. Virgínia, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e presidente do Departamento de Nutrologia da SBP.

Acesse www.residentespediatria.com.br, saiba mais e participe!