carregando...

O 12º Congresso as alergias respiratórias no lactente

Arquivo 20/04/2012

As alergias respiratórias no lactente estão entre os temas centrais do 12º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria, que será realizado de 27 a 30 de abril, em São Paulo. O SBP Notícias conversou sobre o assunto com o dr. Pérsio Roxo Júnior, presidente do Departamento Científico da área na SBP e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Veja, a seguir.

Dr. Pérsio, por que dar uma atenção especial às alergias respiratórias no lactente? Qual a importância do tema hoje?

R: As alergias respiratórias em crianças são condições muito frequentes nos dias atuais, representando uma das principais razões de procura por assistência médica em consultórios pediátricos. Os primeiros dois anos representam um período bastante peculiar de vida da criança, no qual várias morbidades podem ser equivocadamente confundidas com alergias respiratórias, pelas dificuldades de seu diagnóstico diferencial nesta faixa etária. Desta forma, é essencial que o 12º Congresso de Alergia e Imunologia em Pediatria priorize as Alergias Respiratórias do Lactente como um de seus temas centrais.

Professores

O 12º Congresso contará com a presença de palestrantes das melhores universidades e centros de pesquisa do País e do exterior. Dentre esses, virão dos Estados Unidos os drs. David Tinkelman, Fernando Martinez, Jennifer Puck, Mariana Castells, Sergio D. Rosenzweig, Scott Sicherer e o brasileiro João Bosco de Oliveira, atualmente no National Institutes of Health, onde desenvolve trabalhos sobre imunologia molecular. Da Alemanha, virá o dr. Ulrich Wahn, diretor do Departamento de Pediatria e Imunologia da Charité – Universidade de Medicina de Berlin. O evento receberá também o dr. Matias Oleastro, da Argentina e professores de Portugal, como os drs. José Manuel Lopes dos Santos, da Universidade do Porto, especialista em imunoterapia; Natália G. Ferreira, que estuda a educação do paciente asmático e de sua família como estratégia para a melhoria da doença e José Gonçalo Marques, da Universidade de Lisboa, encarregado do atendimento de imunodeficientes.

Homenagem

O evento vai homenagear, às 17h, dia 28 de abril, na Sessão Solene de Abertura, o dr. Charles Naspitz – “criador da disciplina de Alergia, Imunologia e Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)”, salienta a presidente, dra. Magda Carneiro-Sampaio. Também serão lembrados os 100 anos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Veja o programa completo pelowww.sbp.com.br ou clicando aqui e participe!