carregando...

O pediatra e o importante diagnóstico das imunodeficiências primárias

Arquivo 18/05/2011

Palestra nesta sexta, dia 20, 19h, pelo portal da SBP. Inscreva-se!

18/05/11 – Marcando a Semana Nacional de Alerta para Imunodeficiências Primárias, a SBP realiza, na próxima sexta-feira, dia 20, às 19h, uma palestra pelo portal, com o tema “O que o pediatra não pode deixar de saber sobre imunodeficiências primárias”. A aula integra o Programa de Atualização Continuada à Distância e contará com apresentações dos drs. Pérsio Roxo, presidente do Departamento Científico (DC) de Alergia e Imunologia da SBP (“Manifestações infecciosas e não infecciosas das imunodeficiências primárias”), Maria Marluce dos Santos Vilela (“Infecções recorrentes: quando pensar em imunodeficiência primária?”), Hermila Guedes (“Investigação laboratorial inicial da criança com suspeita de imunodeficiência primária”) e Antônio Zuliani (“Seguimento do paciente com imunodeficiência primária”).

A imunodeficiência é um grupo de doenças caracterizado por uma ou mais alterações no sistema imunológico e, como consequência, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar um grande número de infecções. Existem diferentes formas de tratamento, entre as quais estão medicações para estimular a produção de glóbulos brancos, reposição mensal de anticorpos, terapia gênica (esta ainda não disponível no Brasil) e o transplante de células hematopoéticas , indicado em alguns casos e já realizado no País. “O mais importante é que as imunodeficiências sejam corretamente diagnosticadas, para que o tratamento mais adequado tenha início o mais precocemente possível”, assinala o dr. Pérsio.

A sugestão do presidente do DC é que os pediatras não apenas esclareçam as dúvidas dos pacientes, mas aproveitem a oportunidade da Semana Nacional de Alerta (14 a 21 de maio) para se envolverem em outras formas de esclarecimentos à população, como atividades educativas com pais. No portal da Sociedade, há alguns textos que podem ajudar  (“10 Sinais de alerta para diagnóstico das imunodeficiências primárias” e “Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias”).

Além disso, na próxima sexta, todos estão convidados para a palestra de quatro especialistas , ao vivo, pelo portal.

Como se inscrever

Para participar do Programa de Atualização Continuada à Distância, é necessário fazer uma rápida inscrição no link.  Clique na aula que deseja assistir e insira seu endereço eletrônico. Caso não possua cadastro, o sistema irá solicitá-lo. Em seguida, você receberá via email a liberação para acesso. As palestras estão disponíveis aos associados que se mantiverem em dia com suas obrigações com a SBP. Acesse www.sbp.com.br e participe!