carregando...

Palavra do Presidente. Dia do Pediatra.

Arquivo 27/07/2010

Palavra do Presidente

Caros colegas,

neste dia em que a SBP completa um século de lutas em prol da criança, do adolescente e do pediatra, trago, a cada um de vocês, o meu abraço fraterno, na certeza de termos escolhido, dentro da área médica, o caminho certo.

Faz 100 anos que, no Rio de Janeiro, Fernandes Figueira fundou nossa Sociedade. Hoje somos mais de 16.500 pediatras unidos por um ideal, o de valorizar a infância e a adolescência em nosso país.

Temos muito a comemorar. Recentemente, ações importantes como a aprovação pela AMB do Atendimento Ambulatorial de Puericultura, garantindo, no âmbito da Saúde Suplementar, o acesso das crianças a consultas para acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, demonstram nossa preocupação com o atendimento da população infanto-juvenil.

A conquista da licença-maternidade de 6 meses, outro projeto vitorioso de nossa entidade, já permite a uma parcela importante de mães um maior desenvolvimento do vínculo com os filhos e a garantia de poder aleitá-los exclusivamente no seio, seguindo a orientação da OMS e da SBP.

Não poderíamos deixar também de parabenizar, pois, o conjunto de nossas 27 filiadas pelo trabalho incansável de fazer chegar a todos as ações que fortalecem a pediatria nacional.

Porém, ainda há muito o que realizar. A implantação plena do Atendimento Ambulatorial de Puericultura, por exemplo, é responsabilidade de todos nós. A presença do pediatra na atenção básica de saúde também. A maioria de nossas crianças e adolescentes, cerca de 80%, necessita de um atendimento público de qualidade, e isto só se concretizará com a presença do pediatra no Programa de Saúde da Família.

Estamos também especialmente atentos para a qualidade da formação do pediatra para atender aos anseios de nossa população, atingida pelas novas morbidades do século atual. Além dos consagrados Reanimação Neonatal e Pediátrica, novos Programas de Nutrologia e Desenvolvimento e Comportamento estarão brevemente ao alcance de todos.

Vamos cerrar fileiras em torno de nossa SBP, na busca de uma sociedade melhor para todos, especialmente para nossas crianças e adolescentes!


Eduardo da Silva Vaz
O email é presidente@sbp.com.br