carregando...

Parabéns aos pediatras!

Arquivo 18/10/2010

Estudantes e residentes com o acadêmico, dr. Jairo Rodrigues Valle, o primeiro residente do País, em 12 de outubro, no encerramento do 1º Congresso de Médicos Residentes em Pediatria, no Rio de Janeiro

Colegas,

o 18 de outubro, Dia do Médico, é uma boa ocasião para lembramos a nossa luta cotidiana. Profissionais responsáveis pelos cuidados na fase mais importante do indivíduo, o crescimento e desenvolvimento, os pediatras estão presentes nos consultórios, ambulatórios, salas de parto, berçários, enfermarias, UTIs, e também nas escolas e na vida comunitária. Sempre vigilantes, historicamente vimos defendendo políticas públicas que beneficiem nossos pacientes e suas famílias.

Há mais de um ano, cansados do desrespeito para com nosso trabalho, que chegou a níveis inaceitáveis tanto no serviço público, quanto na medicina privada, decidimos dar um basta definitivo. A SBP elaborou uma pauta nacional, nos reunimos com a Agência Nacional de Saúde Suplementar e inauguramos novo modelo de negociação com as operadoras. Movimentos que se iniciaram em Brasília, espalharam-se pelo País, chegando à Paraíba, ao Pará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, e atingem agora o Paraná e Goiás, onde em Rio Verde os pediatras vêm demonstrando a nossa força. Reivindicamos que nossos pacientes tenham garantido o Atendimento Ambulatorial de Puericultura, já aprovado por unanimidade na Câmara Técnica da CBHPM. Exigimos a inclusão da pediatria na Estratégia Saúde da Família, pois sabemos que 83% de nossas crianças não possuem planos de saúde.

O I Congresso de Residentes em Pediatria e o I Encontro das Ligas de Pediatria, que acabamos de realizar no Rio de Janeiro, demonstraram o entusiasmo dos jovens futuros profissionais. Discutimos o mercado de trabalho, a ética no exercício da profissão, a formação e a implantação de novos programas de residência em três anos, pela necessidade de, cada vez, mais qualificarmos os médicos de crianças e adolescentes. A união dos pediatras brasileiros de todas as gerações é a força que vai garantir a conquista de melhores condições de trabalho para os médicos e a qualidade de vida que nossos pacientes merecem. Esta luta é de cada um e de todos nós. Parabéns, pelo nosso dia!
Grande abraço,

Eduardo da Silva Vaz
Presidente da SBP