carregando...

Participe do 12º Congresso de Alergia e Imunologia em Pediatria

Arquivo 13/04/2012

 Tendo como temas centrais as alergias alimentares, as respiratórias no lactente e o diagnóstico precoce das imunodeficiências primárias graves, o 12º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria será realizado de 28 a 30 de abril de 2012, em São Paulo. “Hoje as estatísticas mostram um grande número de crianças afetadas por doenças alérgicas, em torno de 20% da população, tornando a Alergia e Imunologia a segunda área de atuação pediátrica, depois da Neonatologia. A asma brônquica e a rinite alérgica são as doenças crônicas mais comuns da infância. As alergias alimentares afetam de 1 a 2% das crianças de baixa idade, sendo um assunto de grande interesse dos pediatras”, salienta a presidente do evento, dra. Magda Carneiro-Sampaio, informando que estarão presentes professores de vários países. Dentre os que virão dos EUA, está a dra. Mariana Castells, da Universidade de Harvard, que abordará a alergia às drogas.

A área de atuação engloba também o manejo das crianças com infecções de repetição ou muito graves, além de um número crescente de pacientes que recebem terapia imunossupressora – corticosteróides por períodos muito longos –, crianças com câncer ou pós-transplantados. “Tudo isso está na pauta do Congresso, assim como também as vacinas, “com as novas opções que surgem a cada dia”, lembra a dra. Magda. Há também um “mundo novo dentro da Imunologia, representado pela terapêutica com imunobiológicos, que veio revolucionar o tratamento de muitas doenças”, frisa.

Dentre as novidades, a presidente anuncia que 12 º Congresso está abrindo espaço para os Simpósios Educativos – atividades com assuntos específicos que tratarão desde os conceitos básicos aos avanços mais recentes com caráter formativo. “São muito apropriados para uma profunda reciclagem e ao mesmo tempo para a imersão dos jovens em formação. Escolhemos o horário do almoço para que os congressistas possam aproveitar ao máximo a programação, sem diversos assuntos concorrentes”. O evento será uma “excelente oportunidade para pediatras e alergistas terem um panorama amplo das doenças que passam por seus consultórios”, finaliza a dra. Magda. Acesse o portal da SBP ou clique já aqui, saiba mais e participe!