carregando...

Participe do 36º Congresso Brasileiro de Pediatria!

Arquivo 20/09/2013

Dia 25 próximo termina o prazo para inscrição com desconto

Com palestras e mesas-redondas bem cuidadas e abrangentes, que abordam os temas mais frequentes do cotidiano do pediatra e também as questões que vêm chamando a atenção da especialidade no momento, o 36º Congresso Brasileiro de Pediatria ocorrerá de 8 a 12 de outubro de 2013, em Curitiba (PR), com o lema “O olhar que prepara para o futuro”. Simultaneamente, haverá o 9º Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediátrica, voltado aos especialistas. “Estamos trabalhando para que as pessoas saiam satisfeitas com a programação científica e com a organização. Analisamos e tentamos corrigir as falhas apontadas pelos participantes dos anteriores. Buscamos a excelência”, resume o diretor de Cursos e Eventos da Sociedade, Ercio Amaro de Oliveira Filho. Para a comunidade, acontecerá ainda, dias 10 e 11, no mesmo centro de convenções, o 12º Fórum “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e na juventude”. É um “importante e tradicional espaço de diálogo organizado pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP), que reúne diversos profissionais e instituições que lidam com infância e adolescência”, frisa o dr. Eduardo Vaz.

Cidadania, currículo global e orientações práticas

“Serão muitas novidades”, salienta a presidente do 36º Congresso Brasileiro de Pediatria , Darci Bonetto. Estão entre elas, o Fórum “A criança e a conquista da cidadania”, no dia 10, às 9h40, moderado pelo presidente da SBP e que terá a presença do senador Paulo Davim, dos deputados federais Darcísio Perondi e Osmar Terra (coordenador da Frente Parlamentar da Primeira Infância), do presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso e do diretor de Assuntos Parlamentares da SBP, Dioclécio Campos Jr. “Vamos discutir os direitos da criança, desde a puericultura, até a proteção contra a violência”, adianta o dr. Eduardo.

O currículo da pediatria será debatido em profundidade. Dos Estados Unidos, virá o dr. Hanzen Ham, secretário-geral do Global Pediatric Education Consortium (GPEC, a sigla em inglês) – aliança que reúne cerca de 50 instituições nacionais  da área. O professor apresentará, no dia 10, às 14h, a proposta global, elaborada com participação da SBP.  Em seguida, às 15h20 e na mesma sala 01, representantes das Sociedades de Pediatria do Cone Sul falarão de suas experiências na área. Antes e no mesmo dia 10, de 8 às 12h, uma oficina se dedicará ao assunto, discutindo a proposta de residência de três anos para o Brasil, abordando, entre outras questões, as características do pediatra que se pretende formar, os desafios, as competências e habilidades necessárias.  No final da tarde, às 16h50, haverá uma mesa-redonda sobre ensino da pediatria na América Latina. Dra. Darci acrescenta que as Ligas de Pediatria foram convidadas para o Congresso e está sendo planejado um espaço para que possam se reunir.

Dentre os professores que virão do exterior, está Jonathan Klein, diretor da Academia Americana de Pediatria (AAP), que fará duas conferências – sobre a experiência da instituição com desastres ambientais e na atuação junto ao Congresso norte-americano. Na pauta do Congresso também estão temas como “epigenética e a nova puericultura”, “morte súbita no lactente”, “investigação de imunodeficiência na atenção primária”. No “ponto e contraponto”, assuntos como “vacina meningocócia e conjugada – é necessário fazer reforço?”. Dentre as “orientações práticas”, “debilidade motora aguda nas crianças e nos adolescentes” e “diagnóstico diferencial das anemias”.

Realizado pela SBP e pela Sociedade Paranaense de Pediatria, o evento tem como presidente de honra o dr. Diether Garbers. Dr. César Pernetta, “nosso decano”, enfatiza a dra. Darci, será homenageado. Cerca de cinco mil profissionais já confirmaram presença e no próximo dia 25 termina o prazo para as inscrições com descontos. Acessehttp://www.cbpediatria.com.br/http://www.forumcasbp.com.br/ ou www.sbp.com.br , saiba mais e participe!