carregando...

Participe do 5º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal!

Arquivo 10/02/2014

O 5º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal será realizado de 27 a 29 de março, em Gramado, Rio Grande do Sul. Com vários colóquios, palestras e mesas-redondas, tudo foi programado para uma única sala e o presidente do evento, dr. Paulo Nader, destaca a importância dessa escolha: “O pediatra não tem que se deslocar e poderá participar de todos os debates. Foram escolhidos os tópicos que mais têm sido debatidos no mundo inteiro, dentre os quais também assuntos ainda polêmicos, como, por exemplo, até onde ir com a reanimação e quando não reanimar”.

Três convidados virão do exterior, todos membros do Comitê Internacional de Reanimação Neonatal que, segundo o dr. Paulo Nader, “vão discutir o que vêm sendo modificado” na área. O dr. Peter Davis, da Austrália, fará conferência intitulada “Estabilização ou reanimação neonatal em sala de parto?”. Já os norte-americanos Marilyn Escobedo e David Boyle discorrerão sobre o clampeamento de cordão em prematuros e sobre a questão do líquido meconial, respectivamente.

Aniversário e campanha

O Simpósio comemora os 20 anos do Programa de Reanimação Neonatal da SBP, que estão sendo completados em 2014. De acordo com as coordenadoras, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, “já foram certificados 62.350 profissionais, sendo 45.319 médicos e 17.031 profissionais de saúde não-médicos. Desde a divulgação em 2011 das condutas atualizadas de reanimação neonatal, 15.524 profissionais foram certificados pela SBP, sendo 10.046 médicos e 5.478 profissionais de saúde não médicos”.

Para ampliar o trabalho junto à população, na página do evento, é possível encontrar o “Alerta Minuto de Ouro” – parte de uma campanha destinada a informar os pais que muitos bebês precisam de ajuda para respirar bem ao nascer e que essa deve ser rápida e qualificada.  Dra. Maria Fernanda ressalta que o objetivo principal é que as famílias fiquem atentas e “cobrem a presença na sala de parto de profissionais de saúde treinados na reanimação”.

Prazos

Os interessados em participar com Temas Livres têm até 12 de fevereiro. Já o prazo para inscrição com desconto é sete de março e a inscrição pela internet pode ser feita até 20 de março.

O evento está sendo organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), em conjunto com a SBP. Para mais informações, o endereço éwww.simposioreanimacao2014.com.br ou www.sbp.com.br (ver congressos e outros eventos).

Associação Espanhola de Pediatria tem inscrições abertas para congresso

A Associação Espanhola de Pediatria (AEP) tem inscrições abertas para o seu congresso extraordinário, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho, em Madri. Para participar, basta acessar o link: https://www.congresoaep.org/ e seguir as orientações da organização do evento. Além de debates, seminários e apresentações de trabalhos científicos, o congresso oferece cursos de atualização profissional.