Mensagem Presidente da Academia Brasileira de Pediatria

Chegamos ao XXI Fórum da Academia Brasileira de Pediatria.

Criado em  outubro de 2001 com o objetivo de ser um encontro que “propicie uma reflexão sobre as grandes transformações por que passou e continua passando a família e a sociedade nas últimas décadas e a sua repercussão sobre a criança e o jovem,  o encontro  parte do pressuposto que é necessário contribuir para levar ao pediatra e à sociedade, por meio de suas legítimas representações, a dinâmica dos movimentos sociais em nosso país e avaliar a maneira pela qual ela está repercutindo sobre a população e em especial, naqueles ainda em fase de desenvolvimento”.

E assim tem sido ao longo destes quase dezoito anos ininterruptos em que a Academia Brasileira de Pediatria, com o apoio imprescindível da Sociedade Brasileira de Pediatria, realiza esses Fóruns, abertos à comunidade como um todo e em especial para todos que de alguma forma têm interesse nas questões relativas à criança e ao adolescente, sempre embasados no objetivo com o qual o Fórum foi criado.

Neste ano, em Belo Horizonte, haverá uma rica temática que, com certeza, propiciará a troca de experiências entre os especialistas convidados a participarem do XXI Fórum da Academia Brasileira de Pediatria e o público que lá estará. Como nos anteriores, este Fórum contribuirá para que possamos evoluir em nossos conhecimentos da problemática psicossocial que repercute nas famílias e nas crianças e adolescentes inseridas nessas famílias, as quais também vêm passando por profundas transformações. Com certeza com este enriquecimento cultural, poderemos contribuir para construção de uma sociedade que se espera melhor para todos.

Com nossos agradecimentos aos palestrantes convidados por sua disponibilidade para abrilhantarem esse evento com seus conhecimentos, temos a certeza de que o sucesso dos Fóruns anteriores também será alcançado por este.

Prof. Dr. Mario Santoro Junior
Presidente da Academia Brasileira de Pediatria


Mensagem Presidente da Academia Mineira de Pediatria

É com imensa alegria e satisfação que Minas Gerais recebe a 21ª edição do Fórum da Academia Brasileira de Pediatria. Abril está próximo e Belo Horizonte, a capital mineira, uma cidade hospitaleira se sente prestigiada em convidá-los para participar do Fórum que homenageará o nosso Acadêmico Prof. Emérito Dr. Ennio Leão. Merecida homenagem, não só pela sua trajetória e seu marcante trabalho em prol da pediatria, já que a ideia de fundar a Academia Mineira de Pediatria veio de sua inspiração no ano de 2004, quanto tomava posse como Presidente de Honra da Sociedade Mineira de Pediatria.

Com grande expectativa e com entusiasmo a Academia Mineira de Pediatria e a nossa Comissão local têm trabalhado para fazer do Fórum um evento de sucesso para todos os participantes e estreitar os laços com os colegas da Academia Brasileira de Pediatria.

Felizes e agradecidos estamos com o aceite dos participantes em discutir temas de grande interesse atual como o Parto adequado, navegação segura na internet, maioridade penal, os limites, os desafios da escola na atualidade e uma viagem além das fronteiras do indivíduo, temas palpitantes do momento, tanto do interesse dos profissionais que trabalham com crianças e dos adolescentes quanto da comunidade em geral.

Para isso não faltarão as mais recentes informações científicas, que se juntarão à gentileza e hospitalidade do povo mineiro, aos seus quitutes e à sua boa acolhida.

É preciso que nossa sociedade desperte para a necessidade de se trabalhar a esperança da construção de um mundo melhor, mais equitativo e com melhor distribuição das riquezas que gera.

É preciso criar, portanto, uma forte visão de futuro para que se iniciem as mudanças de transformação do presente.

O que de importante fica e o que queremos destacar é a observação de cada jovem numa abordagem individual, entendendo todas as mudanças e os fatores que influenciam essas mudanças, para que prevenindo as situações de risco, orientando os jovens nesse processo, facilitando a sua autonomia com limites e ajudando no processo de estabelecimento de uma interdependência sadia com a família, a escola e a comunidade, possam eles atingir o pleno desenvolvimento de seus potenciais.

Prof. Dr. Paulo César Pinho Ribeiro
Presidente da Academia Mineira de Pediatria


Mensagem Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

Caros participantes do Fórum de Belo Horizonte.

Com imenso prazer a Sociedade Brasileira de Pediatria os recebe em Belo Horizonte para o Fórum da Academia Brasileira de Pediatria com um programa primoroso para aprofundarmos as reflexões sobre nossas crianças e adolescentes. Ademais estaremos nesta encantadora cidade para apreciar suas belezas e confraternizarmos com nossos amigos e colegas! Sejam bem vindos!

Luciana Rodrigues Silva
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

Nossos Endereços

Agência de eventos • Ekipe de Eventos
Endereço 
• Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-000
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail ekipe@ekipedeeventos.com.br