21/03 - Dia Mundia da Infância

21 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

Momento de refletir sobre a construção do futuro da Nação

No Dia Mundial da Infância, celebrado anualmente em 21 de março, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) convida autoridades, pais, professores, pediatras e a todos aqueles que lidam com crianças para que façam uma profunda reflexão sobre sua responsabilidade com relação ao presente e ao futuro dessa parcela da população.

O desenvolvimento do País depende da adoção de medidas que assegurem a cada indivíduo, desde a mais tenra idade, condições para explorar todo o seu potencial. Por isso, a infância, durante a qual processos cognitivos e de formação de personalidade e caráter se estabelecem, merece atenção especial. 

O adulto, com o qual o Brasil espera contar nas próximas décadas, está sendo formado hoje, no seio das famílias, nas escolas, nos atendimentos oferecidos nos estabelecimentos de saúde, nas relações que se formam nas ruas. 

Se queremos homens e mulheres éticos, comprometidos com princípios e valores como o respeito, a solidariedade, a justiça e dignidade humana, a infância é o momento ideal para que essa consciência cidadã seja construída. 

Tenhamos em mente que, desde hoje, os "adultos de amanhã" têm direito à liberdade, devem ser tratadas com dignidade e viver num ambiente saudável, longe de quaisquer tipos de exploração, agressão, descuido e discriminação. Esses são direitos básicos constituídos em lei e normas, como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. 

A SBP, em diferentes oportunidades nos últimos anos, tem reiterado a preocupação de proteger a Infância junto aos brasileiros. Vários manifestos, alertas e cartas públicas foram divulgados e reforçam o compromisso da especialidade e da entidade com as crianças

Esperamos que esse esforço de construção do futuro da Nação conte com o apoio de todos (autoridades, os pais, os professores, os pediatras), os quais, inclusive, devem se lembrar que suas ações podem repercutir positivamente até mesmo junto à criança interior que ainda existe em cada um de nós.

Juntos, vamos fazer uma pediatria maior, melhor e mais forte! 

Um abraço a fotos e feliz Dia da Infância. 

Luciana Rodrigues Silva

Presidente da SBP


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520