27 de julho - Uma celebração do cuidado!

Em 2020, o Dia do Pediatra está pleno de sentidos e significados. O elo que os une é a importância do cuidado. 

Lembramos aos nossos 43.699 pediatras o quão necessário é investirem tempo em si próprios, adotando hábitos e comportamentos saudáveis. Sabemos que isso é vida e bem-estar. 

Da mesma forma, homenageamos os nossos colegas que perderam suas vidas exercendo o cuidado pelos seus pacientes. São os pediatras vítimas da Covid-19, que se tornaram vítimas da doença que combatiam. Aqui, o cuidado se torna expressão máxima de amor ao próximo. 

Finalmente, lembramos que além de cuidarem dos outros, os médicos também precisam de cuidados. No contexto de uma pandemia, isso implica em condições de trabalho e de acesso aos equipamentos de proteção individual (EPIs) que os preservam para continuar a cumprir sua missão, conforme reivindicou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em carta oficial enviada ao Ministério da Saúde, nesta semana.

Nesse espaço, convidamos você, pediatra, a fazer essa reflexão com base nesses três eixos de cuidado. Esperamos que isso ajude a transformar o mundo para nós e nossas crianças e adolescentes.

Mensagem da Presidente da SBP

Neste Dia do Pediatra, prestamos uma homenagem especial àqueles que estão na linha de frente durante este período, trabalhando arduamente, àqueles que adoecerem e àqueles que perderam suas vidas. São heróis que merecem todo reconhecimento, junto com todos os outros profissionais de saúde.




Em meio à pandemia, uma atitude que conforta vale ouro. Quando se trata de nossas crianças, é ainda mais valioso. É o caso do pediatra... 

Com amor à missão, escuta e dialoga. Informa e orienta. Trata e cura.

Ou, simplesmente, conforta.

Confortar quem está por trás de tanto aconchego é necessário.

A seguir, um check-list cheio de afeto para você, pediatra!
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520