Data limite para envio de trabalhos: 11/08/2025.
11/08/2025 - Prazo final de envio dos resumos. O número máximo de autores é limitado a 15 autores. É obrigatória a inscrição de um dos autores no Congresso para submissão do trabalho. Não há limite de resumos de um mesmo autor, entretanto, este só poderá apresentar até 2 trabalhos em caso de apresentação oral.
12/08/25 a 22/08/25 – Período de avaliação dos trabalhos. Cada trabalho será pontuado por 3 avaliadores independentes, membros dos Departamentos Científicos da SBP e/ou da Comissão de Temas Livres.
01/09/2025 - Divulgação dos trabalhos aprovados e o modo de apresentação do trabalho. O resultado será publicado no site do Congresso. O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, por meio do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
Prezado Autor, antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. Os resumos em não conformidade com as orientações não serão aceitos.
A inscrição dos resumos deverá ser efetuada por 1 autor regularmente inscrito no Congresso.
Cada resumo poderá ter até 15 autores, sendo 1 autor principal e os demais coautores.
Os resumos serão digitados diretamente na página do Congresso (www.adolescencia2025.com.br), opção Trabalhos Científicos - Inscreva seu Trabalho.
O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a serem comunicados.
Para efetuar a inscrição de trabalhos científicos (resumos) será necessário informar o endereço eletrônico (e-mail) e a respectiva senha de acesso de um dos autores, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no congresso.
No momento da inscrição, o autor deverá informar a sua opção de apresentação de seu trabalho: pôster simples, pôster comentado ou apresentação oral, por meio do preenchimento de campo específico na ficha de inscrição dos trabalhos científicos.
Cabe à Comissão julgadora definida para este evento, avaliar os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, o que se compromete a comunicar com antecedência aos autores) e classificá-los segundo estas normas.
Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de pôster simples.
A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada neste site. Os autores responsáveis pela submissão também serão notificados por e-mail.
Da estruturação dos resumos
1- O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado em qualquer outro congresso
2- O texto do resumo do deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e contemplar os seguintes itens:
Formato do resumo: Os resumos devem ser escritos em português e conter entre 2500 e 3000 caracteres (considerando os espaços, e não sendo permitidos gráficos, tabelas e imagens). No caso de abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez em que forem usadas.
O Resumo deve conter:
● Título
● Introdução
● Objetivo(s)
● Métodos: Não identificar o local do estudo no corpo do texto. Se o trabalho for derivado de projeto de pesquisa, informar o número de aprovação do Comitê de Ética do projeto (CEP).
● Resultados: Os resultados devem ser descritos no corpo do texto. Não será
possível a confecção de tabelas, gráficos ou figuras (somente poderão constar na apresentação do trabalho em forma pôster ou apresentação oral).
● Conclusão
● Para relatos de caso e experiências exitosas utilizar: introdução, descrição do caso e discussão.
Os autores devem incluir referências bibliográficas, em espaço reservado a essa finalidade, sendo que esse número de caracteres não será computado ao número máximo de caracteres do resumo.
Das Orientações Gerais aos Autores
1. Não serão aceitos os resumos que contiverem a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no resumo dos trabalhos, assim como aqueles nos quais marcas comerciais e de produtos estiverem descritos no texto.
2. Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos após a conclusão do processo de envio para apreciação da comissão de temas livres.
3. A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento.
4. A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site do Congresso, o autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
5. Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso.
6. Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 17º Congresso Brasileiro de Adolescência e demais sociedades médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
Das Apresentações
O autor apresentador, independente da categoria, deverá estar inscrito no congresso. Os certificados serão emitidos online posteriormente.
1. Apresentação oral: são apresentações orais realizadas em dia e horário determinados; serão limitados em 7 minutos para a apresentação e 2 minutos para discussão e perguntas, a critério do coordenador da sessão.
2. Pôster Comentado: os trabalhos selecionados ficarão expostos sob a forma de pôster eletrônico (e-Pôster) e serão apresentados em locais, dias e horários especialmente para tal fim. Cada expositor terá 5 minutos para sua apresentação, seguido de 2 minutos para debate com a comissão avaliadora.
3. Pôster simples: Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de E-pôster durante o período do evento e não haverá debatedores presentes.
Normas para confecção do e-Pôster:
Ser desenvolvido em PowerPoint ou software equivalente e salvo em formato PDF na posição VERTICAL e deve conter somente UMA PÁGINA.
o Configuração de tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (largura x altura);
o Slide dimensionado para apresentação em tela (proporção 16:9 / widescreen);
o Orientação de página: retrato (vertical);
o Para evitar cortes nos textos, é importante que sejam utilizadas as margens laterais padronizadas do seu editor.
o Usar fontes e cores que permitam bom contraste e boa visualização.
Anais do Congresso
Os resumos dos trabalhos apresentados durante o evento ficarão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Pediatria no item - Anais dos Congressos