Voltar ao Portal SBP
Mensagem do Presidente do 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia

É com muita alegria que convido a todos os profissionais envolvidos na assistência perinatal bem como a outros que possuam interesse nesta área, a participar do 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia que será realizado totalmente online nos dias 1 a 4 de dezembro de 2021.

A programação científica, cuidadosamente elaborada, abordará temas relevantes nas áreas de assistência, pesquisa e humanização que certamente muito contribuirá para o aperfeiçoamento de todos com novos conhecimentos.

Infelizmente, devido à pandemia, precisaremos adiar o nosso encontro presencial, mas o brilho do nosso congresso não será afetado. Assim, mesmo de modo virtual, não deixaremos de estar juntos debatendo e trocando ideias e acima de tudo, nos atualizando para podermos melhorar a assistência aos nossos recém-nascidos.

Um forte abraço,

Hans Greve

Presidente do 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia


Mensagem da Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria


Caros colegas Pediatras,  

Sabemos que este momento ainda é de muita cautela em razão da pandemia de COVID-19 e o distanciamento social ainda se faz necessário para evitarmos a disseminação do vírus. Por esta razão, o nosso 25º Congresso Brasileiro de Perinatalogia, que aconteceria em Salvador (BA) de 1 a 4 de dezembro de 2021, terá de ser, excepcionalmente, on-line.  

Contudo, reforço que o nosso comprometimento com a qualidade dos eventos presenciais da SBP permanecem nos eventos virtuais, abordando temas atuais para discussão e reflexão dos pediatras brasileiros nesta área tão importante.  

Este evento, planejado com cuidado, representa um momento especial para atualização científica, discussão de casos e também para congraçamento entre amigos - ainda que a distância imposta pela pandemia - que cuidam dos nossos maiores bens que são as crianças!  

A presença de vocês, pediatras, é extremamente importante para que possamos fazer deste evento um sucesso absoluto.  

Aproveitem pois! Muito sucesso aos participantes e parabéns às comissões científica e organizadora!  

Um forte abraço,  

Luciana Rodrigues Silva

Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

 

Mensagem da Presidente da Comissão Científica

Prezados Colegas Pediatras,

Alterando datas e formato, mas mantendo o compromisso da qualidade no cuidado aos recém-nascidos e suas famílias. 

Muito bem-vindos ao 25o Congresso Brasileiro de Perinatologia, no formato online em ambiente remoto.

Vimos convidá-los a participar do 25o Congresso Brasileiro de Perinatologia, que acontecerá no período de 01-04 de dezembro de 2021! Desejamos muito a participação de pediatras de todo o país! 

O programa científico vem sendo preparado com muito empenho pensando sempre no impacto que ele pode ter na melhoria dos processos da atenção perinatal e neonatal. Fundamentado nesse princípio, organizamos os temas  com foco na qualidade do cuidado nos seus vários componentes: estrutura básica para os microprocessos, composição de equipes, integração com programas de residência médica, pesquisa, educação continuada, cuidado interdisciplinar e multiprofissional, e claro, os hot topics em neonatologia relativos aos temas do suporte ventilatório, cardiocirculatório  e nutricional para proteção das complicações da prematuridade e sequelas neurológicas imediatas e futuras. Para o RN pré-termo tardio e termo incluímos abordagem da encefalopatia hipóxico-isquêmica, infecções, icterícia, malformações complexas, abordagem das doenças metabólicas e terapia gênica.

Dentre as atividades do pré-congresso, estão programados fóruns interdisciplinares, com convite extensivo aos órgãos reguladores, a partir dos quais critérios da qualidade necessários para uma unidade neonatal prover o cuidado fundamentado no documento Nascimento Seguro – SBP. A nossa visão é também alcançar as metas sustentáveis do milênio. Utilizaremos projeções de dados e metas estabelecidas de melhoria das Unidades Neonatais, no Brasil.  Mas só podemos fazer tudo isso com o apoio de todos pediatras e equipe interprofissional que fazem neonatologia e perinatologia hospitalar e ambulatorial, em rede, conforme Portaria 4279/2010.

Os cursos pré-congressos serão desenvolvidos com foco no compartilhamento do conhecimento para possibilitar implementação nas Unidades Neonatais.

A integração do ensino e pesquisas em programas de educação continuada para a melhoria da qualidade do cuidado neonatal em rede (integração entre os hospitais e entre os pontos de atenção hospitalar e ambulatorial), será discutido em várias oportunidades do evento.  

Os estudos científicos mostram que a melhoria nas Unidades Neonatais dependem mais de implementação das ferramentais da qualidade, a partir do conhecimento acumulado até o início do milênio atual. No Brasil é diferente, porque não implementamos os aspectos fundamentais do cuidado de maneira abrangente e homogênea. Precisamos rever conceitos para perfilizar nossas unidades de acordo com o risco gestacional e para o parto e sistematizar os fluxos assistenciais a partir de critérios clínicos que respondam às necessidades da gestante, parturiente e criança.

Os temas serão abordados por conferencistas de grande expressão internacional e nacional, à luz do que é realizado no estado da arte atual nos países que conseguiram uma taxa de morbimortalidade neonatal e na infância próximas do ideal. 

Convidados confirmados, grandes nomes internacionais e que dedicaram a vida à neonatologia: Eduardo Bancalari, Richard Polin, Josef Neu, William Benitz, dentre outros. Marc Beltempo, jovem pesquisador da qualidade e Joana Machry, com experiência em integração de programas de pesquisa, ensino e pesquisa à assistência utilizando ferramentas da qualidade. 

A Comissão Científica e a Organização do Congresso, todos estão trabalhando para realizar um evento significativo na vida profissional de cada um de nós!

Queremos, ao final do evento, termos materiais atualizados por meio da participação ativa dos participantes e conferencistas, para transformar esses conhecimentos em diretrizes clínicas em perinatologia, recomendadas pela SBP.

GRANDES TEMAS 

Perfil das Unidades Perinatais

O trabalho interdisciplinar: alcançando excelência na assistência perinatal

Prioridades Internacionais para Medicina Perinatal – As iniciativas da FIGO 

Estratégias de qualificação dos processos clínicos nas Unidades Perinatais: exemplo das varias redes hospitalares neonatais internacionais

Construindo “pontes” entre assistência, ensino e pesquisa com foco na ciência da qualidade do cuidado

A relevância de assegurar processos fisiológicos na transição cardiorrespiratória ao nascimento para reduzir complicações da prematuridade

As ferramentas da qualidade para reduzir complicações da prematuridade

Assegurando suporte ventilatorio, cardiocirculatório e nutricional, integrados, para neuroproteção do recém-nascido pré-termo e termo

Suporte ventilatório invasivo e não invasivo

Monitoramento hemodinâmico

Diretrizes para o tratamento do canal arterial e do choque

Abordagem da asfixia e suas complicações 

Monitoramento neurológico neonatal

Neuroimagem

Sepse neonatal de início precoce: limites no uso dos escores clínicos disponíveis

Sepse neonatal de início precoce: avaliação de risco no RNT e no RNPT

Controle de infecções de início tardio nas Unidades Perinatais: a abordagem da neonatologia e o papel da CCIH 

Controle de infecções perinatais crônicas 

Programa de Controle da Toxoplasmose Gestacional e Congênita

O pediatra e o obstetra na prevenção da sífilis gestacional e congênita 

Da nutrição ao crescimento: suporte nutricional e suas implicações a curto e longo prazos

Epigenética, da ciência básica à aplicação clínica de conceitos atuais da origem feto-neonatal no desenvolvimento de eventos crônicos em saúde: impacto nos resultados a partir de definições em condutas clínicas voltadas para promoção e prevenção de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, dentre outros

Monitoramento do crescimento e desenvolvimento do pré-termo

Cuidados paliativos em neonatologia

A voz da família no cuidado feto-neonatal

Medicina de precisão na terapia gênica

O uso em potencial da Inteligência Artificial para estratificar riscos de eventos agudos e crônicos relacionados ao nascimento prematuro

MARIA ALBERTINA SANTIAGO REGO

Presidente da Comissão Científica do 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia



 

Nossos Endereços

Agência de eventos • Ekipe de Eventos
Endereço 
• Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-000.
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail ekipe@ekipedeeventos.com.br