Como fazer meu filho dormir melhor - Prevenção

Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial

  • Sim, é normal que bebês recém-nascidos durmam mais durante o dia e despertem na madrugada para mamar. Isto porque o ciclo de sono-vigília deles é desorganizado e amadurece conforme o desenvolvimento e as rotinas de higiene de sono.

  • A escolha pelo quarto do bebê na hora do sono está ligada à segurança materna em deixá-lo dormir em outro espaço. Mas deve-se levar em consideração possíveis agravos que o bebê tenha apresentado na maternidade, clima frio e frequência de mamadas. Assim, que possível é aconselhável que a criança tenha seu espaço definido na hora de dormir, o seu berço.

  • Cama compartilhada entre pais e bebês aumenta consideravelmente o risco de quedas e sufocamento dos pequenos. Sabemos que este momento de receber um filho é muito esperado, mas pode-se transmitir amor, afeto e segurança sem colocar em risco o bebê. Cada um na sua!  

  • Principais passos para uma boa higiene do sono em bebês:

    ·  Determinar uma rotina para os cochilos do dia, geralmente um em cada período, curtos e não muito no final da tarde para não atrapalhar o sono noturno

    ·  Ter um mesmo horário para dormir e despertar todos os dias

    ·   Durante o dia, manter o ambiente claro, com sons e movimentos da casa .À noite, usar luz fraca e ambiente calmo favorecendo o diferencial entre os horários

    ·   Ter uma rotina diária e igual pré-sono: banho, massagem, música ou qualquer outra que marque para o bebê que está na hora de dormir

    ·   Evitar estímulos com barulho e agitação pelo menos 1 hora antes do horário de dormir

  • O ideal é que a criança seja colocada na cama ainda acordada e caso desperte na madrugada, verificar fraldas, temperatura e não levá-la para a  sua cama. Ficar no quarto dela até ela se acalmar. A criança aprenderá a dormir sozinha com segurança, para quando despertar à noite, sentir -se tranquila e capaz de adormecer novamente por si só.  

  • Sim. A frequência de ondas e luminosidade das telas altera a qualidade de sono que se torna não reparador. Os aparelhos eletrônicos acima dos 2 anos de idade devem ser desligados cerca de 1 hora antes do horário de dormir

  • Sim. Durante o sono, temos a ativação de vários sistemas hormonais que irão impactar no crescimento, ganho de peso , imunidade e habilidades cognitivas.

  • Sim. O banho quente provoca a dilatação dos vasos e consequentemente a redução da temperatura no cérebro, fazendo uma indução do sono. As vovós tinham razão!

  • Depende da idade da criança:

    · 4 a 12 meses :12 a 16 horas de sono (inclui os cochilos do dia)

    ·  1 a 2 anos: 11 a 14 horas (inclui os cochilos do dia)

    ·   3 a 5 anos: 10 a 13 horas (inclui  os cochilos do dia)

    ·   5 a 12 anos: 9 a 12 horas

    ·   13 a 18 anos: 8 a 10 horas

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