Voltar ao Portal SBP
Consulta de Puericultura

Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial

  • É o pilar, a pedra angular da pediatria, responsável pela promoção da saúde, pelo bom crescimento e desenvolvimento das crianças.

    É um importante acompanhamento médico realizado por pediatra, a puericultura é a ciência que visa proteger o paciente contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental.

  • Médico Pediatra especializado no acompanhamento de crescimento, desenvolvimento neuro-motor- cognitivo – psicológico de bebês, crianças e adolescentes e apoio às famílias

  • A primeira consulta ocorre no terceiro trimestre da gestação, com a finalidade de cuidados desde já à saúde materna e consequentemente ao bebê.

  • Atualmente, a ciência reconhece a existência de efeitos que refletem o estilo de vida materno na saúde do filho, como alimentação, atividade física, sono e estresse. A importância desta consulta inicial está na orientação de melhores hábitos assim como nos cuidados ao recém-nascido nos primeiros dias de vida.

  • A primeira consulta acontece entre 7 e 10 dias de vida

  • - 0 a 6m: mensal

    - 6 a 12m: bimestral

    - 12 a 18 m: trimestral

    - 1 ½ a 5 anos: semestral

    - 5 a 18 anos: anual

  • - Ganho de peso

    - Ganho de altura

    - Alimentação e suplementações vitamínicas de rotina

    - Desenvolvimento: motor, cognitivo e emocional (incluindo relações interpessoais e desempenho escolar)

    - Imunizações

    - Funcionamento gastrointestinal e gênito urinário

    - Qualidade de sono

    - Atividade física x tempo de telas

    - Contato com a natureza

    - Prevenção de acidentes

  • - Curvas de peso e estatura padronizadas pela OMS

    - Curvas de desenvolvimento padronizadas pela OMS

    - Calendário de vacinação pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações)

    - Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a suplementação de vitamina D e Ferro no primeiro ano de vida da criança

     

  • ·         Leve a Carteira Nacional de Saúde da Criança lá estão as vacinas, o acompanhamento do peso e seus gráficos e muitas informações fundamentais.

    ·         Prepare por escrito todas suas dúvidas e necessidades, para não esquecer de falar tudo durante a consulta, você tem que sair da consulta com todas suas dúvidas esclarecidas.

    ·         Não fique fazendo “chantagens” mentirosas com a criança como exemplo: “se não comer o médico vai dar injeção”, “se comporta senão o médico vai internar você”, enfim, o PEDIATRA É UM AMIGO DA CRIANÇA, NÃO UM CARRASCO.

    ·         Não esqueça de levar uma troca de roupa, fralda, mamadeira ou uma fruta caso ocorra algum atraso, aquelas que tomam leite materno “é tudo de bom” tem o melhor leite, gratuito e prático em qualquer situação e horário.

    ·         Caso tenha feito exames anteriores ou consultas com outros médicos leve exames e receitas para atualização

    ·         Caso não possa ir cancela a consulta com antecedência, irá liberar horário para outra criança necessitada, além de ser um ato de educação e respeito ao pediatra.

    ·         Caso vá se atrasar, ligue e fale com a secretária do pediatra sobre a situação da agenda, as vezes um atraso pode prejudicar toda agenda do médico.

    ·         Evite levar irmãos, primos, etc. A consulta tem que ser focada no paciente do dia. E lembre-se a consulta é individual, evite discutir problemas do irmão, do vizinho, do parente, cada caso é um caso.

    ·         Evite, principalmente nesta época de pandemia vários acompanhantes, é um meio de proteger você, seu filho e seu pediatra.

    ·         Ao entrar no consultório DESLIGUE O CELULAR, o foco é a consulta da criança. Tocar o celular ou pior atender o celular durante a consulta é deselegante e um desrespeito ao profissional.

    ·         A consulta de PUERICULTURA não é um evento, evite fotografar ou filmar, existe uma legislação que preserva o direito de imagem do médico e da criança.

    ·         Se quiser uma lembrança do pediatra, uma foto com a criança ou com a família primeiro peça a permissão para fotografar.

    ·         Evite buscar informações em sites leigos, busque informações cientificamente comprovadas com você encontra aqui no PEDIATRIA PARA FAMÍLIAS