Amamentar gêmeos: Um desafio possível

Departamento Científico de Aleitamento Materno 

  • Sim. Maior economia é uma delas, pois, afinal, sem a amamentação a família teria que arcar com os custos da fórmula infantil para duas crianças ao mesmo tempo. Outra vantagem é facilitar os cuidados com os gêmeos, já que o aleitamento materno previne doenças, que exigem cuidados extra. Cuidar de dois bebês sadios já consome bastante tempo. Também, pode ajudar na atenção e afeto da mãe, que necessariamente terão que ser compartilhados entre os gêmeos, além de contribuir para o reconhecimento das necessidades de cada gêmeo, importante para a individualização de cada um.  

  • Sim, o corpo feminino é capaz de produzir leite para duas ou até mais crianças. A natureza previu essa possiblidade. A produção do leite é proporcional à quantidade de leite que está sendo consumida. Por isso, se são dois bebês consumindo leite materno, a mãe produzirá leite para os dois. 

  • A maior dificuldade na amamentação de gêmeos é a falta ou pouco apoio. As mães de gêmeos necessitam de suporte adicional para terem tempo para cuidar e amamentar gêmeos. Divisão das tarefas domésticas e cuidados com outros filhos, quando presentes, são fundamentais, além do apoio emocional.

  • Após um período inicial de adaptação, muitas mulheres ficam surpresas com a sua capacidade de lidar com a situação. Cada mulher vai escolhendo o melhor jeitinho. Algumas preferem alternar bebês e mamas em cada mamada, ou seja, o bebê que começou a mamada na mama direita, por exemplo, na próxima deverá iniciar na mama esquerda, independentemente se os bebês mamarem em uma só mama ou nas duas. Outras mulheres preferem alternar bebês e mamas a cada 24 horas. Nesse caso, os bebês iniciam a mamada na mesma mama em todas as mamadas daquele e dia e no dia seguinte trocam de mama. Deve-se evitar que cada bebê tenha uma mama só para ele, pois alternar as mamas é bom para a produção do leite.

     


    Amamentar os dois bebês ao mesmo tempo economiza tempo e permite satisfazer as necessidades dos bebês imediatamente, quando os dois querem mamar ao mesmo tempo. No entanto, muitas mulheres só se sentem prontas para amamentar os gêmeos ao mesmo tempo após algumas semanas depois do parto. Por mais difícil que possa ser, é muito importante que as crianças sejam amamentadas em livre demanda, para que a mãe consiga produzir todo o leite necessário. Pode ser útil a mãe ou outra pessoa anotar as mamadas, a mama em que cada gêmeo iniciou as mamadas e o número de fraldas molhadas e sujas de cada criança.   

Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520