Mamilos diferentes podem interferir na amamentação?

Departamento Científico de Aleitamento Materno 

  • Sim. As mulheres são diferentes e podem ter mamilos diferentes sem que isso signifique que algo esteja errado ou que existam problemas de saúde.

  • Mamilos protusos: São aqueles que o “bico” se projeta à frente da aréola, são grandes e marcam na roupa. Ficam rígidos facilmente quando estimulados pelo toque dos dedos ou lábios do bebê ou até mesmo em temperaturas baixas;

    Mamilos planos ou rasos: Não é o bico proeminente, projetado para frente, isto é, a aréola e o bico ficam na mesma linha. Mas quando estimulados pelo toque dos dedos ou lábios do bebê apresentam projeção da mesma maneira que o mamilo protuso; 

    Mamilos invertidos: são aqueles em que o bico está para dentro da aréola, como se fossem "covinhas". Quando estimulados pelo toque dos dedos demoram a sair e às vezes nem saem.

  • Para saber qual é o seu tipo, basta apertar suavemente a aréola, três centímetros atrás do mamilo, e ele observar se ficará protuso ou irá se retrair. Lembrando que o tipo de mamilo não tem relação com tamanho de seio ou com eficácia de amamentação. 

  • Sim você vai conseguir amamentar. O importante é que você saiba como ajudar o bebê a fazer uma boa pega: esse é o segredo! Com a ajuda do seu pediatra você vencerá essa dificuldade inicial, pois, ao começar a mamada, o bebê costuma utilizar a língua para pressionar o mamilo contra o palato (CÉU DA BOCA) e assim fazer o leite ser extraído.

  • Durante o pré-natal, nenhuma manipulação mamilar deve ser realizada e não será bem-sucedida para amamentação. No nascimento (ainda na sala de parto) é importante iniciar com boa pega, pois nesta fase de colostro a mama está mais flexível e o bebê pegará melhor abocanhando toda aréola. Não ofereça chupeta, bicos de transição e mamadeiras, pois o bebê não sentirá segurança quando levado ao seio após sugar de outras formas.
    Independente do tipo de mamilo, se você notar a aréola túrgida antes da mamada, esvazie as mamas que o bebê conseguirá pegar melhor.