Departamento Científico de Nutrologia
O kefir é uma bebida láctea fermentada rica em bactérias probióticas e leveduras. É produzida a partir de grãos de kefir que incluem uma mistura específica e complexa de bactérias produtoras de ácido lático e ácido acético e leveduras fermentadoras e não fermentadoras de lactose, que vivem em harmonia.
Os grãos de Kefir são passados entre as pessoas que os cultivam, e são cultivados no leite ou em mistura de água com açúcar mascavo. Quando cultivados no leite, produzem leite fermentado e durante a sua fermentação são produzidos diversas substâncias com descrição de serem benéficas para a saúde. Os microrganismos presentes no kefir possuem potencial efeito probiótico.
São descritos como principais benefícios do Kefir: melhora da digestão e tolerância à lactose; efeito antibacteriano, anti-hipertensivo e anti-inflamatório; redução dos níveis de colesterol; ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue, ação antioxidante, e atividade anti carcinogênica e anti-alergênica .
Por ser uma bebida probiótica, produzida em casa, com baixo custo de produção e pode ser facilmente incorporada à dieta é uma opção de adição a um cardápio saudável.
O Kefir só pode ser usado após os 2 anos de idade.
Apesar dos inúmeros benefícios à saúde descritos, muitas perguntas ainda precisam ser respondidas, quando se discute o seu uso para tratar doenças. Do ponto de vista científico, os dados ainda são escassos para que se indique o consumo de kefir no manejo de doenças.
Não se contraindica o seu consumo, quando os cuidados de higiene são devidamente seguidos, podendo ser recomendado como opção ao consumo de iogurtes flavorizados artificialmente.
Embora na literatura muito se fale dos benefícios do consumo de fermentados do Kefir, ainda precisamos de muitos estudos com comprovação em humanos, para indicar o consumo com fins terapêuticos.