Departamento Científico de Aleitamento Materno
São diversos os benefício da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementada até os dois anos ou mais. Além disso, como diz Catherine Mathelin em seu livro O Sorriso de Gioconda (1999), toda mãe é tão prematura quanto o seu bebê prematuro. A mãe produz um leite de qualidade e adaptado para as necessidades do bebê que nasce antes do tempo. Por isso, a SBP entende que é muito importante a mulher amamentar seus filhos prematuros que têm condições de mamar ou, para aqueles que não têm condições de sugar adequadamente, seja oferecido o leite materno por outras vias: sonda, seringa ou copinho.
Tão logo seja possível, a equipe de profissionais de saúde deve estimular a mama da mãe, extraindo o colostro, de preferência nas primeiras 24 horas após o parto. Com a retirada do colostro, pode ser utilizada a “colostroterapia”: aplicando regularmente algumas gotas de colostro na boca do bebê prematuro e depois oferecendo um mínimo de dieta com leite humano extraído, já estaremos dando os primeiros passos. Isto irá ajudar nas defesas do organismo do bebê.
A extração de leite deve ter uma frequência mínima de oito vezes ao dia, pois este é um importante passo para o estabelecimento do aleitamento materno. Não se esqueça de que à noite sua produção de leite está aumentada. Procure descansar de dia para estar pronta para extrair o seu leite quando for necessário, inclusive à noite. Peça dicas para um profissional de saúde quanto ao cuidado com a coleta, manipulação e armazenamento de seu produto ouro: “o leite materno”.
Antes mesmo da extração do leite, é importante curtir o seu bebê prematuro. Dessa forma, você terá mais incentivo e aumentará a sua produção de leite a cada vez que for realizada a extração. Portanto, a participação da mãe na Unidade Intensiva Neonatal (UTIN) é primordial. A presença da mãe, seu cheiro, sua voz e seu toque fazem parte do cuidado do bebê. O contato pele a pele deve ser praticado sempre que possível, pois o seu bebê prematuro vai amadurecer mais rápido, manter mais facilmente a temperatura de seu corpo e aproveitar todas as calorias do seu leite para o seu ganho de peso. Quando menos se espera, ele vai estar pronto para os primeiros contatos com o seio materno
As mamães não podem se esquecer da qualidade de sua alimentação, pois o bebê vai necessitar de gorduras, proteínas e outros componentes do seu leite. Então, é importante que elas tenham uma alimentação saudável. Além disso, a primeira vez em que o bebê vai ao seio é um momento muito especial. Procure estar orientada quanto à postura do bebê, a pega e a sucção. Com a sua perseverança e apoio da família e de profissionais, com extração de leite materno frequente no início e estímulo ao ver seu bebê crescer fora do seu ventre, você e o seu bebê prematuro poderão usufruir de todos os benefícios da amamentação.