Voltar ao Portal SBP
19 de maio - Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano

Departamento Científico de Aleitamento Materno 

  • Porque a doação ajuda a salvar vidas, sobretudo de prematuros extremos e doentes que precisam do leite humano para ajudar a amadurecer o seu sistema gastrointestinal, aumentar a sua defesa contra infecções e doenças, entre inúmeras outras razões. E, por conseguinte, diminui a mortalidade destes pacientes que são muito vulneráveis por ter sua imunidade diminuída.

  • A doadora também se beneficia com a doação. Ela alivia os sintomas da mama cheia, ajuda a manter a produção de leite humano para o seu próprio bebê, protege sua mama de problemas como ingurgitamento mamário e mastite e aumenta a autoestima da mulher por auxiliar outras mulheres e crianças numa verdadeira rede de amor e solidariedade.

  • O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, dia 19 de maio, foi definido durante o V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizados em 2010, em Brasília, com a presença de representantes de 23 países. 

  • Porque 19 de maio foi a data da assinatura da 1ª Carta de Brasília, como marco histórico da criação da Rede de Bancos de Leite Humano - rBLH - em 23 países, seguindo o modelo brasileiro que é a maior rBLH no mundo.

  • No Brasil, a Lei Nº 13.227, de 2015, institui o Dia Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de maio.

  • Sim, todo ano é escolhido um novo. Para o ano de 2.019, o slogan será:

    DOE LEITE MATERNO, ALIMENTE A VIDA!