CURSO - Transporte do recém-nascido de alto risco

Atualizado em 09/julho/2018

Objetivo: ensinar médicos, estudantes de 5º e 6º ano de medicina, profissionais de nível superior e técnicos de enfermagem a realizar o transporte intra-hospitalar e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro, incluindo profissionais do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Descrição: carga horária de 8 horas com 1 aula teórica e 4 aulas práticas, versando sobre os requisitos básicos e os problemas mais frequentes relacionados ao transporte de recém-nascido de alto risco. Nas aulas práticas com incubadora de transporte, bomba perfusora, manequim de intubação e ventilador mecânico manual em T, cada instrutor credenciado do PRN-SBP ministra o treinamento para o máximo de 8 alunos.

Locais: os cursos são realizados nas filiadas estaduais da SBP, nas maternidades/instituições SUS ou privadas que prestam assistência ao recém-nascido; Congressos/Simpósios de Pediatria, Perinatologia ou Neonatologia.

Inscrição: Clique aqui para conhecer os endereços das Sociedades Estaduais e entrar em contato com os instrutores credenciados nas 27 filiadas da SBP.

Material didático:
Manual disponível na Secretaria do PRN-SBP (11-3068.8595) ou reanimacao@sbp.com.br  
Transporte do recém-nascido de alto risco: Diretrizes da SBP (2ª edição, 2017)
Programa: A carga horária de 8 horas pode ser dividida em 2 períodos de 4 horas ou 4 períodos de 2 horas.

Certificado de aprovação: fornecido pelo PRN-SBP se presença integral no curso, nota mínima de 80% no pós-teste e nota mínima de 90% nas atividades práticas.