O trabalho da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não para e as conquistas chegam para mostrar que estamos no caminho certo. Em 2019, alcançamos o marco histórico de 25 mil associados espalhados por todas as regiões do Brasil e nos mobilizamos para promover e participar de eventos importantes com foco em ampliar o intercâmbio de conhecimentos entre os pediatras. Isso sem dizer das ações em diferentes frentes – campanhas, cursos EAD e publicações científicas, por exemplo – e do fortalecimento de bandeiras como interiorização, qualificação e defesa profissionais.

Confira a seguir os destaques SBP deste ano:

Eventos por todo o Brasil

A 39ª edição do Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) reuniu cerca de 7 mil participantes em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Foram três dias de discussões inéditas, pautas relevantes e palestrantes renomados, além de 22 cursos pré-congresso. Em meio à extensa programação, o público conferiu o lançamento do Programa Auge. 

Ao total, foram mais de 8 eventos do calendário SBP em diferentes regiões brasileiras. Destaque para o 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped), que aconteceu simultaneamente em Petrolina (PE) e em Juazeiro (BA), de forma alinhada ao compromisso SBP de interiorização do conhecimento.

Em defesa da Pediatria

Nossa incansável caminhada culmina no topo, de onde é possível vislumbrar o que já se percorreu e seguir adiante mais confiante, consciente do lugar que ocupamos. Com o compromisso de caminhar em frente, avançamos em pautas importantes para o exercício da Pediatria. São quatro pilares que norteiam o Programa, indo além da defesa da profissão: Atuação Profissional, União em Rede, Governança e Empreendedorismo. 

Mais detalhes a seguir:

Marco histórico - alcançamos 25 mil associados

Em 2019 chegamos a 25 mil associados, o que representa um aumento de 13% em relação a 2016, quando a atual gestão assumiu a instituição. São médicos pediatras de todo o Brasil, com diferentes sotaques, idades e especialidades. Somos muitos e unidos somos mais fortes. Todos, com o mesmo compromisso: promover saúde e bem-estar a crianças e adolescentes do País.

Fala, pediatra!

A Campanha surgiu para celebrar o Dia do Pediatra com a proposta de reconhecer o importante papel desses especialistas que, simultaneamente às suas atividades, desenvolvem ações como influenciadores digitais na internet, multiplicando mensagens de cuidado e de atenção à saúde na infância e adolescência. Mais uma vez, a ideia é ampliar a voz do pediatra e da Pediatria, de olho nas especificidades dos tempos atuais.

#FalaPediatra: o que mais te marcou em 2019 dentro da Pediatria no âmbito da SBP? Queremos escutar você.

Contamos contigo para que 2020 seja também um ano de muitas conquistas.

Dra. Luciana Rodrigues Silva / Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520