O Comitê Estadual de Aleitamento Materno (CEAM), em parceria com a Sociedade Acreana de Pediatria (SAP), realizou um mamaço público, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), na capital do estado, Rio Branco. Ocorrido na manhã do dia 3 de agosto, o evento contou com palestra do dr. Nelson Arns, integrante da Pastoral da Criança, e reuniu diversas mães em fase de amamentação. No dia 30, a presidente da SAP, dra. Teresa Cristina dos Santos, representou a entidade nas atividades do 1º Seminário de Aleitamento Materno, também promovido pelo CEAM.
Durante o mês de agosto, foram realizadas diversas atividades em Maceió, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e a Maternidade Escola Santa Mônica. O presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP), dr. João Lourival de Souza Júnior, e a dra. Andréa Maria Rocha Pinheiro ministraram palestra sobre o tema “Amamentação é a base da vida”, na Maternidade Escola Santa Mônica. No mesmo local, aconteceu a mesa-redonda “Amamentação a base da vida – serviço, ensino e saúde: fortalecendo o aleitamento em Maceió”. Na Livraria Leitura, no Shopping Parque Maceió, foram feitas outras três ações: a exposição “Amamentação: a base da vida”; o bate-papo sobre os “Mitos e verdades sobre o aleitamento materno”; e a oficina “Ordenha Manual”. Ocorreram ainda outras atividades, como a “Blitz da Amamentação”, no sinal de trânsito da Avenida da Paz, no Jaraguá; e o “Mamaço”, na orla da praia de Ponta Verde. A filiada promoveu também a campanha “31 razões para amamentar”, que divulgou através das redes sociais uma razão em prol do aleitamento materno a cada dia do mês de agosto. Já a “Campanha #AmamentAÇÃO #SemTabu” teve o objetivo de incentivar as mães de Alagoas a postarem na internet fotos amamentando em qualquer horário e local usando essas hastags. Além disso, foram realizadas diversas entrevistas com especialistas acerca do papel do pediatra na SMAM, interagindo com ouvintes das emissoras de rádio e televisão local.
No dia 5 de agosto, às 8h, aconteceu a 7ª edição da "Hora do Mamaço", em Ponta Negra, com o tema "Educando as futuras gerações para o Aleitamento Materno". O evento foi realizado pela Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura Municipal, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre outras instituições.
Abrindo a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 (SMAM), a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) promoveu no dia 1º de agosto uma roda de conversa sobre ações pela amamentação, organizada na sede da entidade. Em parceria com outras instituições, como o Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas) e o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam), a Sobape apoiou também diferentes eventos da SMAM 2018 e do Agosto Dourado. No dia 4, houve um café da manhã solidário e uma caminhada na orla – com concentração no Jardim de Alah – em homenagem à SMAM 2018. Na ocasião, aconteceram também rodas de conversas com elementos lúdicos de reforço da importância do aleitamento. No dia 16, foi realizado seminário com o tema da SMAM “Amamentação é a Base da Vida”, no auditório da Universidade de Salvador (Unifacs). Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento. A filiada realizou ainda, no dia 23, uma ação educativa sobre a importância do aleitamento materno no Pituba Parque Center, em Salvador. Em celebração à Semana do Bebê, a presidente da Sobape, dra. Dolores Fernandez, compareceu à cerimônia de abertura da ação, que neste ano tem como tema “Aleitamento Materno e Alimentação Saudável”. O evento ocorreu no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, no dia 24. Encerrando as atividades, no dia 26 de agosto, pela manhã, aconteceu o “Mamando no Parque da Cidade”, com rodas de conversa para troca de experiências, dança, música e oficinas.
A Sociedade Cearense de Pediatria (Socepe) realizou no dia 2 rodas de conversa entre mães e pediatras no Shopping Del Paseo, na Av. Santos Dumont, 3131, Aldeota, em Fortaleza. No dia 10, a partir das 16h, o dr. Moises Chencinski, do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, apresentou palestra sobre “Aleitamento Materno, a Base da Vida”. No dia 11, a partir das 8h30, a especialista Francisca Sueli debateu o assunto “Desmame gentil”. Na sequência, ocorreram ainda rodas de conversa com pediatras, profissionais de saúde, mães, pais e responsáveis, conduzidas pelo dr. Moises Chencinski.
Em 18 de agosto, foi a vez da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe) investir no aleitamento. A partir de 11h, no Parque Botânico do Vale, em Vitória (ES), foram oferecidas à população palestras sobre amamentação e a possibilidade de acompanhar os debates na mesa-redonda "Experiências exitosas em aleitamento materno", coordenada pela dra. Angélica Carvalho. Com a preocupação de agregar outras visões sobre o tema, também foram convidadas a pediatra Rosa Maria Negri R. Alves, a fonoaudióloga Samhia Karla Rosa Abud, a nutricionista Raiany Boldrini Christe Jalles, e a enfermeira Mônica Barros de Pontes.
No dia 4, no período da manhã, a Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), em parceria com a TV Anhanguera, afiliada Rede Globo, realizou uma série de atividades voltadas à promoção do aleitamento materno no Aparecida Shopping, em Aparecida de Goiânia (GO). Ocorreram rodas de conversa sobre mitos e verdades acerca da amamentação, troca de experiências entre mães, oficina prática para esclarecer dúvidas, arrecadação de frascos de vidros para doação de leite, além de exposição de fotos. A filiada também incentivou o engajamento da população a partir do compartilhamento de dez posts nas redes sociais da entidade com os temas "Amamentar previne o câncer de mama"; "Como doar seu leite?"; "Leite materno reduz casos de diarreia, infecções respiratórias e de ouvido"; "Dia Mundial da Amamentação"; entre outros. Os posts foram acompanhados da hashtag #AmamentarÉAmar, elaborada como lema pela SGP em prol do aleitamento materno. Como parte dos projetos desenvolvidos no Agosto Dourado, a SGP veiculou, no dia 5, um caderno especial dentro da Revista Ludovica, título de maior circulação no estado. A edição contou com uma matéria sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê.
No dia 3, entre 15h e 18h, a Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) realizou um encontro com a participação de especialistas e de grupos de mães que amamentam, no Shopping São Luís, esclarecendo os objetivos da campanha e o tema deste ano. Durante o evento, houve também a exposição de trabalhos acadêmicos sobre os benefícios da amamentação e o lançamento de campanha local para doação de leite humano. A atividade foi promovida em parceria com o Banco de Leite do Hospital da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Comitê Estadual de Aleitamento Materno, as Ligas Acadêmicas do Centro Universitário do Maranhão e da UFMA, além da Rede Ama.
Em Campo Grande, no dia 10 de agosto, das 9h às 17h, no Pátio Central, haverá uma ação com profissionais de saúde dando informações e orientações gerais sobre vacina, nutrição com ênfase na amamentação, campanhas, esclarecimento de mitos e verdades. A promoção é da Sociedade de Pediatria do Estado.
Em Belo Horizonte (MG), aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto, a XIV Jornada de Atualização em Amamentação. O evento, organizado pela Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), por meio de seu Comitê de Aleitamento Materno, trouxe apresentações científicas sobre diferentes temas que podem influenciar o ato do aleitamento. Com record de público – mais de 380 inscritos –, a Jornada contou com um público formado por médicos, profissionais da saúde, acadêmicos de medicina e membros da comunidade geral, que assistiram atentos às palestras de caráter multidisciplinar.
No dia 5 de agosto, a Sociedade Paraense de Pediatria promoveu a 4ª edição da Hora do Mamaço. A ação ocorreu na Estação Gasômetro, no Parque da Residência do Estado, em Belém (PA). Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, da Prefeitura Municipal e do Corpo de Bombeiros, foram oferecidos aos participantes acolhida com piquenique, peças de teatro, dança materna, apresentações de grupos folclóricos e sorteios.
Abrindo a SMAM na capital carioca, a Sociedade de Pediatria do Estado (Soperj) realizou ação conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), na sede do órgão, no Centro da cidade. A presidente da filiada, dra. Isabel Rey Madeira, integrou a mesa de abertura do XXVI Seminário Estadual de Aleitamento Materno, abordando aspectos sobre a importância da promoção da amamentação e os benefícios da prática para o fortalecimento da saúde das mães e seus filhos. No dia 11, a filiada celebrou o Agosto Dourado com a realização de um mamaço no jardim do Palácio do Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A iniciativa contou com a presença do 2º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, que ressaltou a importância da licença-maternidade e a necessidade urgente de que o período seja prolongado de quatro para seis meses, sobretudo nas empresas privadas. No dia 15, ocorreu o I Workshop de Aleitamento Materno da Soperj, no Hotel Atlântico, em Copacabana (RJ). O evento foi realizado com a presença de cerca de 100 participantes e integrou as ações de educação continuada da entidade, com foco na qualificação em temas relacionados à amamentação. Além disso, a Soperj apoiou o II Encontro Interdisciplinar de Aleitamento Materno do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) promovido no dia 22, nas instalações do centro médico. A programação do Encontro incluiu conferências e palestras sobre temas como “Alimentação saudável da gestante, nutriz e lactente: investimento para o futuro”; “O trabalho interdisciplinar como alicerce do apoio à amamentação”; “Políticas públicas em aleitamento materno e a Semana Mundial de Amamentação”, entre outros. No dia 23, a filiada participou ainda do encontro ocorrido no Hospital Maternidade Fernando Magalhães (HMFM). Na ocasião, foram debatidas questões de valorização da doação do leite humano para o banco de leite próprio da unidade. A presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Soperj, dra Carmem Elias, representou a entidade.
No Parque Estadual das Dunas, em Natal (RN), foi realizado no dia 4, de 8h às 10h, um evento aberto ao público chamado "Amamentação é a base da vida". Dentre as atividades apresentadas, show com grupo de dança; pintura de barriga de gestante; rodas de conversas sobre aleitamento e saúde infantil; massagem para bebês (toque de borboleta); e o abraço à Casa Mãe Terra. A ação ocorreu numa parceria entre a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal. No mesmo dia, ainda em Natal, entre 11h e 12h, aconteceu o Conversando sobre o Aleitamento Materno. A atividade, promovida pelo Projeto Educação em Saúde em Pediatria, da Liga de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), forneceu orientações sobre o tema no programa de rádio web Casa do Terço (www.radiosnet.com). Além do coordenador da ação, professor dr. Leonardo Moura de Souza, participaram a pediatra dra. Devani Ferreira Pires e estudantes da Liga de Pediatria e alunos do Projeto AMARmentar. No dia 31 de julho, a Sopern participou ainda do Conversando sobre Alimentação Complementar, na mesma plataforma. Segundo a estimativa, cerca de mil pessoas acompanharam as explicações oferecidas pelos coordenadores do Projeto Educação em Saúde em Pediatria, bem como de alunos e integrantes da Liga de Pediatria da UFRN.
No dia 3, a Sociedade de Pediatria de Rondônia (SPR) e o Banco de Leite Humano Santa Ágata realizaram um ciclo de palestras com o tema da SMAM “Amamentação: a base da vida” no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremero), à Avenida dos Imigrantes, 428, Pedrinhas, em Porto Velho.
No dia 1º, a Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP), em Parceria com o Banco de Leite Humano, inaugurou a exposição de fotos do projeto Mamar Infinito, no Shopping Garden. Na sequência, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), foi oferecida à população palestra sobre o tema “Amamentação é a base da vida”, ministrada por acadêmicos de Medicina. No dia seguinte, ocorreram palestras sobre aleitamento materno, de 8h às 15h, na Faculdade Cathedral. No dia 3, às 15h, foi realizada uma roda de conversa sobre a importância da ordenha, para as mães da casa da gestante com recém-nascidos em UTI neonatal, em parceria com a ONG da Prematuridade. No dia 6, houve capacitação sobre o Método Canguru, no Auditório do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), com as palestrantes dra. Ana Carolina Brito (pediatra) e dra. Neudalha Melo (fisioterapeuta). Já no dia 7, fechando a SMAM, houve um café da manhã, promovido pela Associação dos Ginecologista e Obstetrícia de Roraima (ASGOR) e Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP). No mesmo local, também HMINSN, ocorreram um mamaço e uma ação de beleza realizada, em parceria com o Projeto Bebê Minha Vida.
No dia 31 de agosto, a SPSP promoveu o evento “Café da Tarde com o professor – As interfaces da amamentação (que é a base da vida)”. Organizada pela Diretoria de Cursos e Eventos da filiada e pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP, a ação teve como objetivo atualizar os médicos pediatras sobre temas importantes a respeito do aleitamento materno em interface com outras especialidades.
Ainda em julho, o estado deu o ponta pé inicial nesta campanha pelo aleitamento com a promoção, pela filiada, do Simpósio de Amamentação em Florianópolis, coordenado há vários anos pelo pediatria dr Cecim El Achkar. Na oportunidade, esteve presente dra Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, que fez a abertura do evento, acompanhada de vários integrantes do Departamento Científico de Aleitamento da SBP. Também participaram das discussões vários especialistas, dentre os quais Keiko Miyasaki Teruya, Halei Cruz, Luciana Ferreira Cardoso Assuiti, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, José Martins Filho, Elsa Regina Justo Giugliani, Elisabeth Kuehn de Souza, Roberto Mário Silveira Issler, Tatiana de Andrade Lemos, Rosamaria Medeiros e Silva, Monica Midlej Cardoso, Moises Chencinski, Maria Beatriz Reinert Do Nascimento, Marcia Sueli Del Castanhel, Marynes Terezinha Reibnitz, Luciana Rodrigues Silva, Thaise Alana Goronzi, Sonia da Silva, Jayme Murahovschi, Fernanda Ramos Monteiro, Marcus Renato de Carvalho.
No dia 1º de agosto, aconteceu o Mamaço Alicerce da Vida, que integrou as atividades da SMAM 2018 organizadas pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe), Secretaria de Estado da Saúde e Maternidade Santa Isabel e São José. O evento, que teve uma prévia carnavalesca na terça-feira (31), se prolongou até sexta (3). A programação incluiu palestras, rodas de conversa e mobilizações na comunidade. O esforço, coordenado pela presidente da Sosepe, dra. Gloria Teresa Lopes, e pela presidente do Comitê de Aleitamento Materno, dra. Izailza Matos Dantas Lopes, contou com o engajamento de profissionais da saúde, alunos de enfermagem e medicina e residentes. Na Comunidade Recanto da Paz, no mesmo dia à tarde, ocorreram abordagens ao público, com foco nas gestantes e mulheres que estão amamentando, todas acompanhadas de seus parceiros e familiares. Na quinta-feira (2), durante a abertura oficial da SMAM no Estado, no mini shopping da Universidade Tiradentes, aconteceu pela manhã, uma entrevista com a Presidente do Comitê de Aleitamento Materno sobre a situação da amamentação no estado de Sergipe. Em seguida, foi realizado um talk show para os alunos e familiares de todas as áreas da faculdade com a participação de médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. Para fechar o ciclo, na sexta-feira (3), à tarde, no Parque da Sementeira, houve um mamaço com a participação das doadoras de leite humano do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Santa Isabel e do Banco de Leite da Maternidade São José.
Agência de eventos • Ekipe de Eventos
Endereço • Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-000.
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail • [email protected]