Mensagens


Prezados Colegas,

Em relatório divulgado no início de 2017,a Organização Mundial da Saúde(OMS) informou que mais de um quarto das mortes de crianças com menos de 5 anos no mundo são atribuídas à poluição ambiental.A cada ano,ameaças ambientais como poluição atmosférica,fumaça do tabaco no ambiente doméstico,contaminação de água e alimentos por agentes químicos e biológicos,associados a falta de saneamento,causam a morte de 1,7 milhão de crianças na faixa etária referida.

Crianças pequenas são muito vulneráveis às agressões de agentes nocivos presentes no ambiente,por sua imaturidade imunológica e fisiológica,dentre outros fatores.

Nas duas últimas décadas,aumentou exponencialmente a pesquisa e o volume de publicações na área da saúde ambiental em pediatria. A preocupação e o envolvimento dos pediatras, principalmente nos países desenvolvidos,em buscar conhecimento que os habilite a detectar as ameaças ambientais a saúde,buscando prevenir,diagnosticar e manejar  estas situações,tem levado,inclusive, a criação de unidades e serviços especializados para este fim.

Neste 39° CBPED, a Comissão Organizadora do congresso,juntamente com a SPRS e a SBP,propoem, pela primeira vez em nosso país, a realização de um encontro visando expandir e incentivar o debate na área da saúde ambiental da criança.Desejamos reunir pediatras, profissionais da área das ciências biológicas e da saúde e demais interessados em trocar experiências ou travar um contato inicial com conceitos indispensáveis para a proteção da saúde das crianças e adolescentes no Brasil hoje e no futuro.

Esperamos vocês em Porto Alegre,no dia 8 de outubro,para compartilharmos esta oportunidade única.

Carlos Augusto Mello da Silva
DC de Toxicologia e Saúde Ambiental

Nossos Endereços

Agência de eventos • Ekipe de Eventos
Endereço 
• Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-000
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail ekipe@ekipedeeventos.com.br