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Sociedade Brasileira de Pediatria | Relatório de Gestão 2019 - 2022 Sociedade Brasileira de Pediatria | Relatório de Gestão 2019 - 2022 67 66 SBPSEM FRONTEIRAS CAPÍTULO 8 A poiar o médico pediatra na construção de uma tri- lha de conhecimentos é o paradigma que orienta a gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) no prepa- ro e oferta de diversas opções para a capacitação e qualifi- cação continuadas do especialista. Esse esforço se dá não apenas pelo uso das mais novas tecnologias e ferramentas, como também pela formulação de programas de educação sistematizada combinando os temas tradicionais aos novos conhecimentos necessários ao pleno exercício da pediatria. Em meio à pandemia da Covid-19, declarada em março de 2020, a entidade intensifi- cou a agenda e ampliou seu ra- dar, agregando o conhecimen- to necessário para garantir ao pediatra as condições para um atendimento de excelência ao público infantil e adolescente, assim como a orientação segura aos familiares, no cenário impos- to pela crise sanitária, cujos des- dobramentos criaram desafios relevantes também à pediatria. A SBP manteve o foco na disseminação do conhecimento qualificado e na democrati- zação do acesso aos seus programas de educação continu- ada, atuando para que médicos pediatras e outros profissio- nais da saúde pudessem aproveitá-los mesmo nas regiões mais distantes e menos desenvolvidas do país. Para isso, a entidade tem organizado eventos dirigidos aos Estados fora do eixo Sul-Sudeste, permitindo que a atualização do conhe- cimento científico alcance também a comunidade médica do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte do Brasil. As medidas de prevenção à Covid-19, que impuseram a necessidade de distanciamento social, aprofundou o uso de novas tecnologias e ferramentas de comunicação, aspecto que recebeu da SBP investimento e esforço. A entidade apro- fundou sua imersão digital, fortalecendo seus diversos ca- nais de diálogo no ambiente virtual para oferecer uma experi- ência ainda mais eficiente e amigável ao usuário. Em tempos de distanciamento, a SBP construiu pontes para estar ainda mais perto dos seus diversos públicos-alvo, especialmente o médico pediatra. O fortalecimento da tecnologia permitiu o avanço de iniciativas como o Programa de Educação Continuada à Dis- tância da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP-EAD), dispo- nível nos dispositivos mais usados pelos especialistas, como tablets e smartphones, além de computadores. A melhoria produzida pela entidade garantiu uma experiência ainda mais interessante de aprendizado, ancorada no acesso simples e rápido. Nesse período, a SBP não descuidou dos programas de educação já consagrados, que se tornaram referência na comunidade médica, como o PALS, que adotou a ferramen- ta Webex para estabelecer um diálogo mais direto entre os 18 polos de capacitação espalha- dos pelo País. O estímulo à tro- ca de experiências entre os co- ordenadores tem refletido em melhora de abordagememaior aproveitamento do programa. Cumprindo o desafio de garantir qualidade para a edu- cação à distância, a SBP inovou em um processo focado no estímulo ao acúmulo de novos conhecimentos e na dissemi- nação das melhores práticas entre os pediatras. Além do es- pecialista, omaior beneficiário dessas iniciativas são a crian- ça, o adolescente e seus familiares, que seguem contando com um atendimento de excelência pela pediatria brasileira. Nesse capítulo, a SBP apresenta uma síntese sobre suas principais abordagens em educação e formação de especia- listas, com foco nos resultados alcançados no período entre 1º de junho de 2020 e 31 demaio de 2021. Conheça as diversas possibilidades disponíveis e invista no seu aperfeiçoamento contínuo. “A pandemia trouxe desafios novos e reforçou a importância da pediatria, não apenas no atendimento ao público infantil, mas também na orientação segura de pais e mães em um momento tão desafiador”.
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