Como ensinar seu filho a ser grato?

Dê exemplos para o seu filho! Agradeça quando ele te fizer um favor e ensine-o a dizer "obrigado" quando entregar ou fizer algo para ele. Outras maneiras de mostrar a importância da gratidão são: estimulá-lo a escrever notas de agradecimento para as pessoas, e explicar a necessidade de apreciar as coisas boas, como o tempo que vocês passam juntos. Citar pontos positivos a respeito de uma situação, especialmente quando ela apresenta alguma dificuldade, também é uma boa opção.

Outros valores, como o respeito, também podem ser passados para a criança. O primeiro passo para ensinar seu filho a respeitar o próximo é mostrar para ele que você também respeita. Por isso, evite piadas discriminatórias e a criação de estereótipos que afetam as percepções das crianças. Explique sobre a importância de aceitar o outro como ele é, sem querer mudá-lo e, ainda, que destratá-lo ou discriminá-lo por suas diferenças é inadmissível. A criança precisa compreender que todos somos diferentes em alguns aspectos e que são essas características que tornam todas as pessoas especiais.

Também há uma questão importante, que é mostrar à criança a necessidade de pensar no outro e dividir. Você pode ensinar seu filho a compartilhar até mesmo no momento das refeições. Ofereça a ele algum alimento do seu prato, mostrando que a comida também pode ser dividida. Nas situações em que ele não deixar o irmão ou outra pessoa usar seu brinquedo, interfira e explique que essa atitude não é correta.


EVENTOS
Nossos Endereços



Endereço: Edifício Buriti Center, 12º andar, salas 1201-1203, Alameda dos Buritis, nº 408, Centro – Goiânia (GO)

Telefone: (62) 3251-5175

E-mail: sogoped@gmail.com