carregando...

Educação continuada e compromisso social no Pará

Filiadas 30/12/2015
vilma-hutim
Dra. Vilma Hutim

 “Desenvolver, cada vez mais, ações voltadas para a atenção integral à criança e ao adolescente, de valorização do pediatra, e proporcionar o aperfeiçoamento profissional”. Assim Vilma Hutim, nova presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), resume os objetivos que nortearão a sua gestão, adiantando que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pela diretoria anterior, presidida por Rejane Cavalcante.

 Especificando os planos para o triênio 2016-2018, dra. Vilma frisa a descentralização das ações da Sopape, com a expansão, para todos os 12 Centros Regionais de Saúde do estado, de cursos como o de Aprimoramento em Nutrição Pediátrica (CANP) e de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), já realizados periodicamente em Belém. Outra importante proposta é a implementação, em parceria com a SBP, de um sistema de telemedicina que facilite a atualização científica dos pediatras que atuam em regiões mais distantes da capital.

 “Estamos investindo intensamente no processo de educação continuada”, salienta a dra. Vilma. Em 2016, Belém vai sediar o Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica.  Além disso, planejamos realizar, até 2017, pelo menos um evento para contemplar os distritos Oeste e Sudoeste do Pará”, informa. “Para aprimorar o atendimento dos profissionais na região Norte, a Sopape está atuando junto às instituições governamentais, no sentido de ampliar o entendimento sobre a importância da residência de pediatria em três anos”, ressalta a nova presidente.  

Posse e compromisso social

rejane-cavalcanti
Dra. Rejane Cavalcante

 

A cerimônia de posse da nova diretoria ocorreu em Belém, no final de novembro, durante o II Encontro Nacional de Facilitadores da Estratégia AIDPI Neonatal, e contou com a presença de Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP.  “O objetivo foi encerrar a gestão proporcionando à região um evento científico qualificado e diversificado, que congregou diversas áreas da pediatria”, informa a dra. Rejane Cavalcante, acrescentando que a discussão sobre  o desenvolvimento infantil esteve entre os destaques: 

- Recebemos o dr. Carlos Gaudia, dos EUA, uma das referências mundiais sobre o autismo. Além disso, realizamos encontros com a população, com pais de autistas e com educadores que cuidam de crianças com dificuldades no desenvolvimento. O compromisso social é uma vocação da Sopape e certamente isso terá prosseguimento sob a presidência da Vilma Hutim”, salienta a dra. Rejane.