carregando...

Emoção na posse da diretoria da Sociedade Mineira de Pediatria

Filiadas 04/12/2015
Posse SMP-Nov15 (107)
Drs. Raquel, Eduardo e Maria do Carmo
Fotos Wilson Avelar

 

“Ser pediatra sempre foi o meu grande desejo e de muitos de vocês hoje aqui presentes”. Lembrando a vocação, Maria do Carmo Barros de Melo, nova presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), saudou os colegas, familiares e amigos que compareceram à posse da diretoria eleita para o triênio 2016-2018. O evento, que ocorreu na última quinta-feira, na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), foi marcado por discursos emocionados, que assinalaram a paixão pela profissão.

 A nova presidente dará continuidade ao que vinha sendo realizado pela entidade nas gestões anteriores, como a de Raquel Pitchon dos Reis, presidente que acabou de deixar o cargo e que avançou, sobretudo, na luta pela valorização do pediatra, no desenvolvimento de campanhas em prol da saúde e do bem-estar da criança e do adolescente e no incentivo à educação continuada do especialista, por meio de congressos, jornadas, simpósios e cursos. O importante trabalho dos que estiveram à frente da entidade de 2013 a 2015 foi apresentado por Raquel na cerimônia de posse em um discurso rápido, mas intenso. Ao final, emocionada, a presidente agradeceu a sua diretoria, à família e aos colaboradores.

Maria do Carmo apresentou algumas de suas propostas para a próxima gestão. Entre elas, destaca-se a criação do Comitê da Primeira Infância, idealizado por Laís Valadares. A ideia, segundo a nova presidente, é reforçar a inserção do pediatra na puericultura e na abordagem dos problemas relativos aos processos de ensino e aprendizagem. “Vamos também discutir ativamente o sistema educacional ao qual nossas crianças e adolescentes estão sendo submetidos, buscando interlocução e interação com as instituições públicas e privadas”, disse. Apoiar os serviços de pediatria, para que todos possam adotar o novo programa de três anos de residência, é também bandeira da nova diretoria, que reforçará a integração com as regionais, formando uma rede para colaboração e troca de experiências. Em seu discurso, Maria do Carmo parabenizou a gestão de Raquel Pitchon pela “brilhante atuação”, afirmando: “É pensamento geral entre os colegas que a SMP cresceu e se desenvolveu durante o período”.

 O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo da Silva Vaz, também saudou a nova diretoria da filiada, e lembrou a importante atuação de Raquel frente à SMP: “Foi uma companheira incansável na nossa luta cotidiana em prol da criança”, disse. Sobre as mais recentes conquistas da SBP, citou a criação da Área de Atuação em Emergência Pediátrica e a implantação do currículo internacional de residência, com programa de três anos, já em 21 serviços até o ano que vem. Para finalizar, deixou claro a importância da SMP e SBP trabalharem em conjunto. “Contamos com a Sociedade Mineira nessa nossa caminhada. O trabalho da Mineira tem sido fundamental para o crescimento da Brasileira”, salientou. 

Homenagens

Maria do Carmo aproveitou a oportunidade para entregar uma placa de agradecimento a Raquel, pela dedicação e carinho com as crianças e os adolescentes durante sua gestão, e outra, para o presidente de honra do triênio 2016-2018, Marcos Carvalho de Vasconcelos. A diretoria que concluiu seu mandato homenageou os pediatras Ênio Leão e José Sabino de Oliveira, pelo exemplo que representam para a categoria; Antônio José das Chagas, pelo trabalho que realizou à frente do Comitê de Endocrinologia, com destaque para a idealização da Campanha de Prevenção à Obesidade; Cristina Gonçalvez Alvim, pelo empenho como diretora dos Comitês Científicos; Leonardo Falci Mourão, pelo interesse em difundir o conhecimento em Emergências Pediátricas; os grupos de Reanimação Neonatal e Pediátrica, na figura de seus coordenadores, Marcela Damásio Ribeiro de Castro, Márcia Gomes Penido Machado, Frederico Mitre Pessoa e Alexandre Rodrigues Ferreira.

Posse SMP-Nov15 (57)
A nova diretoria da SMP, com Raquel Pitchon (à esq. Na primeira fila) e com Maria do Carmo (ao centro, de preto)